Sistema de Classificação de Bovinos do MAPA
1 de maio de 2004
Associação entre bactérias homo e heterofermentativas
4 de maio de 2004

Goiás inicia vacinação contra aftosa

Goiás vai unir-se a outros estados das áreas livres de febre aftosa para colaborar na estruturação e aparelhamento dos serviços de defesa agropecuária do Norte e Nordeste, regiões ainda consideradas de risco de febre aftosa. O anúncio foi feito pelo secretário da Agricultura, José Mário Schreiner, durante lançamento da primeira etapa anual da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado.

Segundo o secretário, para ser eficiente, a sanidade animal tem de ser pensada como um todo, não apenas em termos de País, mas até de continente.

Para a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Schreiner lançou o desafio de manter o índice de vacinação entre 97,5% e 99%, como tem sido registrado nos últimos cinco anos. Segundo ele, o rebanho bovino goiano é de mais de 20 milhões de cabeças, distribuído por 118.333 propriedades rurais. O secretário diz acreditar numa adesão maciça dos produtores à campanha de vacinação, até porque o segmento está cada vez mais consciente da importância da imunização dos rebanhos para que a carne goiana continue abrindo mercados no exterior.

O presidente da Agrodefesa, Maurício Faria, informa que de 23 milhões de doses de vacina antiaftosa reservadas para Goiás, os laboratórios já liberaram nove milhões e novas remessas chegarão semanalmente. De acordo com ele, o sindicato das indústrias de vacinas (Sindan) garantiu que não há risco de falta do produto, tendo em vista que nos últimos dois meses os laboratórios distribuíram 48 milhões de doses e ainda detêm um estoque de 110 milhões de doses da vacina.

A Associação Goiana dos Empresários Revendedores de Produtos Agropecuários (Agerpa) informou que a vacina antiaftosa deve ser comercializada no Estado, em média, a R$ 1 a dose e que os estoques estão bem distribuídos.

Dos 1.077 estabelecimentos que comercializam produtos agropecuários em Goiás, 575 estão credenciados para vender a vacina antiaftosa. O secretário da Agricultura informou que, embora o período oficial da campanha seja de 1o a 30 de maio, desde sexta-feira (30) o comércio foi autorizado a vender a vacina, para que o produtor pudesse aproveitar o final de semana para imunizar seus animais.

Faria diz que todo o esforço da Agrodefesa será no sentido de promover uma campanha de esclarecimento e conscientização do pecuarista em relação à importância da erradicação da aftosa. Segundo ele, toda a estrutura da agência será colocada a serviço da campanha, incluindo 151 veterinários, 370 técnicos agropecuários, 78 agrônomos, 322 funcionários administrativos e uma frota de 111 veículos.

Fonte: O Popular/GO (por Edimilson de Souza Lima), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.