Quanto se pode pagar pela reposição?
28 de setembro de 2001
Aprovado programa de promoção de carnes nos EUA
2 de outubro de 2001

Goiás lançará programa de controle e erradicação de brucelose

Um importante passo para controlar e erradicar a brucelose dos rebanhos goianos está sendo dado pela Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário (Agenciarural), que lança, no próximo dia 2, às 14 horas, na Fazenda Santa Luzia, de Flávio Benedito Soares, no município de Itaberaí (GO), o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose e a campanha estadual de vacinação contra a doença.

A vacinação antibrucélica é obrigatória em bezerras de 3 a 8 meses de idade. A partir do momento em que o programa estadual for implantado, essa obrigatoriedade passará a ser cobrada para o trânsito de animais, isto é, apenas bezerras vacinadas poderão entrar nos municípios onde a implantação já tenha ocorrido. Os laticínios também passarão a receber leite apenas de produtores que comprovarem que seu rebanho foi vacinado contra a doença.

Programa

Segundo Carla Giovanna Nunes Coelho, médica veterinária coordenadora do programa, mais de 1 milhão de animais estão em estado vacinal em Goiás, de forma que a implantação foi dividida em quatro etapas. A primeira, que começa no dia 1 de janeiro de 2002, abrangerá as regionais administrativas de Catalão, Itumbiara, Goiatuba, Morrinhos, Ipameri, Rio Verde, Quirinópolis e Jataí.

A segunda etapa terá início em julho de 2002, nas regionais de Iporá, Palmeiras, Goiânia e Anápolis. A terceira vai começar em janeiro de 2003, nas regionais de Jussara, Goiás, Ceres, Luziânia e Formosa. Já a última será realizada em julho de 2003, nas regionais de Porangatu, Campos Belos, Uruaçu e Posse. Cada regional é responsável por cerca de 15 municípios.

Segundo Coelho, a coleta de material para os exames começará ainda este ano uma vez que, só após esse trabalho será possível definir o real quadro da doença em Goiás. O que se sabe é que a incidência da brucelose aumentou com o crescimento da produção leiteira no Estado, já que foram importadas várias matrizes, algumas delas contaminadas.

Vacinação

A vacina utilizada é a B19, que só pode ser manipulada por veterinários, já que contém a bactéria viva. A Agenciarural vai cadastrar, a partir da segunda quinzena de outubro, médicos veterinários da rede oficial e da iniciativa privada para habilitá-los à aplicação da vacina. Também vai controlar as vendas do medicamento, que só poderão ser efetuadas mediante apresentação de receituário.

Os custos da vacinação são de responsabilidade dos proprietários dos animais. Coelho afirma que, segundo um levantamento feito em Piracanjuba, o valor por animal seria em torno de R$ 1,00.

A brucelose é uma doença crônica, causada por bactéria. Nos animais não tem cura, afeta principalmente bovinos, além de suínos, ovinos, caprinos e outros animais, como búfalos. Nas fêmeas causa aborto a partir do quinto mês de gestação e, nos machos provoca a inflamação dos testículos. Quando confirmada a existência da doença, o animal tem de ser sacrificado. Também pode atingir o homem, causando febre intermitente, lesões articulares e na pele, calafrios, suores noturnos e até esterilidade.

Fonte: O Popular/GO (por Tatiana Cruvinel), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.