Em breve, os países árabes deverão tornar-se grandes compradores de produtos agrícolas de Goiás. O Egito pretende importar, além de carne, produtos como milho, açúcar, trigo e 200 mil toneladas de carne.
A informação foi revelada pelo governador Marconi Perillo, que participou de reunião com o presidente Hosni Mubarak, com o primeiro-ministro Atef Ebeid e outras autoridades do governo egípcio. Após, Perillo viajou para Tripoli, na Líbia, de onde retornará amanhã ao Brasil.
Ele informou que fará aos empresários goianos um relatório detalhado das possibilidades de negócios com o mundo árabe. “Eles estão interessados em comprar e acho que Goiás tem condições de expandir suas exportações para o Líbano, Síria, Emirados Árabes e Egito. As portas das negociações estão abertas, vamos aproveitar as oportunidades”.
Segundo ele, o presidente egípcio Hosni Mubarak manifestou-se receptivo à ampliação das relações não apenas comerciais com o Brasil, mas políticas, sociais e turísticas. Perillo revelou que foram iniciados entendimentos para a abertura de um entreposto exclusivo para produtos do Hemisfério Sul em um dos quatro novos portos em construção pelo governo egípcio, que define também áreas de livre comércio, com liberação de tarifa alfandegária para o mercado árabe.
Fonte: O Popular/GO, adaptado por Equipe BeefPoint