O governador Geraldo Alckmin, ao lado dosecretário de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim e do coordenador da Defesa Agropecuária, Fernando Gomes Buchalae autoridades convidadas, realizou durante a Agrishow a vacinação de uma bezerra contra a febre aftosa, como marco para o início da campanha de vacinação no estado de São Paulo.
A vacinação deve ser realizada pelo criador de 1º a 31 de maio e devem ser vacinados bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade.
São Paulo tem uma população de bovinos e bubalinos na faixa etária de até 24 meses estimada em 4,5 milhões de cabeças. O rebanho total paulista é de 10,3 milhões de cabeças. São Paulo não registra focos da aftosa há 20 anos.
O criador tem até o dia 7 de junho para comunicar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária, ou através do sistema informatizado Gedave.É preciso ainda, declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como: equídeos (equinos, asininos e muares), suideos (suínos, javalis e javaporco), ovinos, caprinos, aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).
Fonte: Assessoria de Comunicação Coordenadoria de Defesa Agropecuária, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.