Filipinas reabrem mercado para carne bovina canadense com e sem osso
21 de novembro de 2003
Burger King permite adequação da dieta às necessidades nutricionais nos EUA
21 de novembro de 2003

Governador do RS cria força tarefa para combater abigeato

O governo do Rio Grande do Sul decidiu deflagrar uma ofensiva envolvendo diversas secretarias para combater o abigeato e o abate clandestino de gado. Durante a reunião do Conselho de Competitividade do Estado (Compet), realizada no Palácio Piratini, o governador Germano Rigotto destacou que o furto de gado e a matança de reses em abatedouros sem fiscalização são duas das principais causas para o fechamento de frigoríficos gaúchos nos últimos anos.

Na força-tarefa, atuarão as secretarias da Fazenda, da Justiça, da Segurança, da Saúde e da Agricultura. “Será uma ofensiva pesada para diminuir o abigeato, uma ação conjunta com resultados imediatos”, prometeu.

Rigotto destacou que tem sido aberto um mercado importante para exportação de carne gaúcha e, por isso, é importante discutir a reabertura dos frigoríficos de Dom Pedrito, Santana do Livramento e Santa Rosa, que estão inativos, a exemplo do que ocorreu com o Frigorífico Alegretense. “O furto, que se tornou organizado, é fator que enfraqueceu os frigoríficos”.

A decisão tem a ver com a CPI da Carne, de cujas reuniões e sessões públicas saíram conclusões idênticas. O abigeato é alvo ainda de um Projeto de Lei apresentado nesta semana pelo deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP/RS). A proposta altera a legislação e aumenta a pena aos criminosos.

Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.