Síntese Agropecuária BM&F – 20/11/03
20 de novembro de 2003
Inseminação artificial em tempo fixo (sem detecção de cio)
24 de novembro de 2003

Governador do RS cria força tarefa para combater abigeato

O governo do Rio Grande do Sul decidiu deflagrar uma ofensiva envolvendo diversas secretarias para combater o abigeato e o abate clandestino de gado. Durante a reunião do Conselho de Competitividade do Estado (Compet), realizada no Palácio Piratini, o governador Germano Rigotto destacou que o furto de gado e a matança de reses em abatedouros sem fiscalização são duas das principais causas para o fechamento de frigoríficos gaúchos nos últimos anos.

Na força-tarefa, atuarão as secretarias da Fazenda, da Justiça, da Segurança, da Saúde e da Agricultura. “Será uma ofensiva pesada para diminuir o abigeato, uma ação conjunta com resultados imediatos”, prometeu.

Rigotto destacou que tem sido aberto um mercado importante para exportação de carne gaúcha e, por isso, é importante discutir a reabertura dos frigoríficos de Dom Pedrito, Santana do Livramento e Santa Rosa, que estão inativos, a exemplo do que ocorreu com o Frigorífico Alegretense. “O furto, que se tornou organizado, é fator que enfraqueceu os frigoríficos”.

A decisão tem a ver com a CPI da Carne, de cujas reuniões e sessões públicas saíram conclusões idênticas. O abigeato é alvo ainda de um Projeto de Lei apresentado nesta semana pelo deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP/RS). A proposta altera a legislação e aumenta a pena aos criminosos.

Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.