Transcrição da coletiva com a Secretária de Agricultura dos EUA sobre EEB
24 de dezembro de 2003
EUA dizem que caso de “vaca louca” pode ter origem no Canadá
29 de dezembro de 2003

Governador do RS pede mudanças na taxação do couro wet blue

O governador Germano Rigotto solicitou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudanças na decisão de reduzir e até zerar a alíquota de exportação do couro wet blue.

O produto se constitui no primeiro estágio do couro, sem qualquer valor agregado, e muitas vezes retorna ao país em forma de produto acabado, como calçados e artefatos de couro. A medida poderá acarretar graves prejuízos à cadeia coureiro-calçadista.

A decisão foi anunciada recentemente pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e revoltou os dirigentes do setor.

Atualmente, a alíquota é de 9% e, surpreendentemente, foi rebaixada a 7% para 2004. A Camex decidiu também reduzir a 4% em 2005 e, para agravar ainda mais os prejuízos do setor coureiro, zerar a alíquota em 2006.

Em 2002, a produção de couro com valor agregado no Rio Grande do Sul cresceu 76% e as estimativas para 2003 são de 50%. As indústrias gaúchas respondem atualmente por 34% das exportações de couro acabado de todo o país e registraram um aumento de 28% neste ano.

O setor calçadista também registrou números ascendentes. A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) estima aumento de 15% nas exportações de dezembro.

Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.