O governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, enviou ontem ofício ao presidente da República Fernando Henrique Cardoso, solicitando o retorno das Forças Armadas às fronteiras com o Uruguai e com a Argentina, devido à descoberta de novo foco de febre aftosa no município argentino de Monte Caseros, próximo de Barra do Quaraí.
Para reforçar o pedido, o Conselho do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa) encaminhou documento aos ministérios da Agricultura e da Defesa. Segundo o secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, o foco na Argentina (a 8,3 quilômetros da fronteira brasileira) preocupa, não justificando o afastamento dos militares da área.
Amanhã, os técnicos da Secretaria da Agricultura farão a avaliação na última das 18 propriedades em que houve sinais da doença e que, por razões técnicas, ainda não foram visitadas.
Hoje, a direção do Sindicato Rural de Rio Grande envia ao diretor do Departamento de Produção Animal da secretaria, Celso dos Anjos, pedido de liberação do trânsito e da venda de animais no município nas áreas situadas a mais de 10 quilômetros das zonas de foco.
Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint