Autoridades brasileiras admitem que a União Européia pode decidir punir o Brasil, suspendendo totalmente a importação de carne bovina do país, na reunião do Comitê Permanente da Cadeia Alimentar e de Saúde Animal do bloco, que começa hoje e vai até amanhã. Conforme apurou o jornal Valor, a suspensão ocorreria “provisoriamente”.
O preço da carne bovina aumentou cerca de 20% na Europa desde que a UE suspendeu a importação da carne procedente dos três Estados brasileiros, em outubro.
Ao contrário das autoridades ouvidas pelo Valor em Hong Kong, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, que participou da reunião em Bruxelas ontem demonstrou otimismo em relação à posição da União Européia.
A missão brasileira apresentou um dossiê sobre as questões consideradas mais importantes pelos europeus: a reestruturação do sistema de rastreamento animal (Sisbov); as medidas de vigilância e controle da febre aftosa; além do detalhes do foco de aftosa no Paraná e da doença que atingiu 17 mil aves de uma granja em Jaraguari (MS) este ano.
Fonte: Valor (por Assis Moreira e Mauro Zanatta), adaptado por Equipe BeefPoint