Mercado Físico da Vaca – 26/01/09
26 de janeiro de 2009
Mercados Futuros – 27/01/09
28 de janeiro de 2009

Governo argentino suspendeu limite de peso ao abate

O Governo da Argentina suspendeu de fato o limite de peso ao abate de bovinos, apesar de não ter regulamentado oficialmente esta decisão - até o momento, a medida não foi publicada no Boletim Oficial.

O Governo da Argentina suspendeu de fato o limite de peso ao abate de bovinos, apesar de não ter regulamentado oficialmente esta decisão – até o momento, a medida não foi publicada no Boletim Oficial.

“Já estão sendo realizados abates de animais de menos de 260 quilos, dado que os controles do Governo pararam na semana passada”, disse o assessor pecuário, Víctor Tonelli. “Não estão havendo sanções, apesar de não ter sido regulamentada a suspensão do limite”.

No dia 14 de janeiro, a presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, anunciou a suspensão do limite de peso ao abate por um prazo de 180 dias para agilizar a comercialização de bezerros nas zonas afetadas pela seca. A medida foi tomada após um pedido feito pelas Confederações Rurais Argentinas (CRA) para tentar aliviar um pouco a crítica situação que atravessa boa parte dos produtores pecuários do país.

O vice-presidente da CRA, Ricardo Buryaile, disse que, na realidade, o pedido foi de eliminação da medida, e não de suspensão temporária. “A partir da eliminação poderíamos começar a discutir novas alternativas para que não haja um freio total na venda de bezerros. Em médio e longo prazo, não representa uma grande mudança a suspensão da medida por seis meses”.

A reportagem é do Infocampo, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.