Após estragos causados pela falta de chuvas no início deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou um decreto que cria um grupo de trabalho interministerial para elaborar propostas de prevenção à situação das estiagens que castigaram áreas agrícolas da região Sul.
O decreto, assinado por Lula e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União” de ontem.
Sob coordenação do MDA, o grupo terá 130 dias para apresentar medidas de mitigação e redução dos impactos sociais e econômicos causados pela seca que provocou prejuízos para a produção de uns dos principais polos agrícolas do país.
A intenção do GT é recuperar a capacidade produtiva de agricultores paranaenses, gauchos e catarinenses, com a melhoria de programas de governo e a criação de outros.
Além do MDA, participam do grupo a Casa Civil e os ministérios da Fazenda, do Planejamento, da Agricultura, do Desenvolvimento e Assistência Social, da Integração e do Desenvolvimento Regional, e do Meio Ambiente.
Em fevereiro, uma comitiva de ministros esteve em Hulha Negra (RS) um dos mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul a decretar situação de emergência por conta da estiagem.
Fonte: Valor Econômico.