Vigilância sanitária terá verba maior
27 de fevereiro de 2008
Canadá confirma novo caso de vaca louca em Alberta
27 de fevereiro de 2008

Governo do MS lança linha de crédito especial

A partir de março os produtores de Mato Grosso do Sul poderão contar com a linha especial de crédito para adequação do sistema de produção pecuária na Zona de Alta Vigilância (ZAV). Segundo a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), que conduziu as discussões, a linha especial deve amenizar a situação econômica dos produtores naquela região, pois as regras do ZAV penalizam a classe.

A partir de março os produtores de Mato Grosso do Sul poderão contar com a linha especial de crédito para adequação do sistema de produção pecuária na Zona de Alta Vigilância (ZAV). Ela foi regulamentada ontem (26) pelo governo.

Segundo a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), que conduziu as discussões, a linha especial deve amenizar a situação econômica dos produtores naquela região, pois as regras do ZAV penalizam a classe.

A nova linha de crédito é destinada ao financiamento para retenção de bezerros e bezerras desmamadas e/ou novilhos e novilhas para recria e/ou engorda.

Segundo informações da Seprotur, entre os pré-requisitos para acesso à linha de crédito, estão as seguintes condições: a propriedade deve estar localizada na ZAV, conforme cadastro na Iagro, atendendo legislação sanitária em vigor; o produtor deve executar as vacinações segundo calendário vigente e recomendações da portaria Iagro n° 1.421, de 21 de janeiro de 2008, da Instrução Normativa n.° 06 e outras que vierem a substituí-las; a totalidade dos animais deverá ter identificação individual (brincos), processo que está em andamento; a movimentação dos animais será acompanhada da Guia de Trânsito Animal (GTA); na análise das propostas e dos projetos deverão ser observados os financiamentos já concedidos por outras linhas de retenção; a disponibilidade de pastagem deverá ser suficiente para os animais existentes e a serem retidos e o beneficiário se comprometerá a adotar controles na propriedade compreendendo os aspectos sanitários, zootécnicos e gerenciais.

Comments are closed.