Reposição Fêmea Nelore – 26/02/08
26 de fevereiro de 2008
SIF: abate de bovinos em estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal
28 de fevereiro de 2008

Governo do MS lança linha de crédito especial

A partir de março os produtores de Mato Grosso do Sul poderão contar com a linha especial de crédito para adequação do sistema de produção pecuária na Zona de Alta Vigilância (ZAV). Segundo a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), que conduziu as discussões, a linha especial deve amenizar a situação econômica dos produtores naquela região, pois as regras do ZAV penalizam a classe.

A partir de março os produtores de Mato Grosso do Sul poderão contar com a linha especial de crédito para adequação do sistema de produção pecuária na Zona de Alta Vigilância (ZAV). Ela foi regulamentada ontem (26) pelo governo.

Segundo a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), que conduziu as discussões, a linha especial deve amenizar a situação econômica dos produtores naquela região, pois as regras do ZAV penalizam a classe.

A nova linha de crédito é destinada ao financiamento para retenção de bezerros e bezerras desmamadas e/ou novilhos e novilhas para recria e/ou engorda.

Segundo informações da Seprotur, entre os pré-requisitos para acesso à linha de crédito, estão as seguintes condições: a propriedade deve estar localizada na ZAV, conforme cadastro na Iagro, atendendo legislação sanitária em vigor; o produtor deve executar as vacinações segundo calendário vigente e recomendações da portaria Iagro n° 1.421, de 21 de janeiro de 2008, da Instrução Normativa n.° 06 e outras que vierem a substituí-las; a totalidade dos animais deverá ter identificação individual (brincos), processo que está em andamento; a movimentação dos animais será acompanhada da Guia de Trânsito Animal (GTA); na análise das propostas e dos projetos deverão ser observados os financiamentos já concedidos por outras linhas de retenção; a disponibilidade de pastagem deverá ser suficiente para os animais existentes e a serem retidos e o beneficiário se comprometerá a adotar controles na propriedade compreendendo os aspectos sanitários, zootécnicos e gerenciais.

Os comentários estão encerrados.