O governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, e o secretário da Agricultura e Abastecimento, Angelo Menegat, lançaram segunda-feira (08), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, a Expointer 2002. A feira será realizada de 24 de agosto a primeiro de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Estiveram presentes entidades co-promotoras, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Federação Brasileira dos Criadores de Animais de Raças (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag), Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs), prefeitura de Esteio, Banrisul, que é o patrocinador da Feira, Assembléia Legislativa do Estado e Sindicato de Máquinas e Implementos Agrícolas (Simers), entre outras autoridades e agricultores.
“A Expointer é um evento de enorme abrangência para o País e para a América Latina. Ela se supera a cada ano e, com certeza, teremos uma feira ainda melhor este ano”, afirmou o governador, ressaltando a importância do evento no âmbito social, econômico e cultural.
O secretário da Agricultura e Abastecimento, Angelo Menegat, disse que o evento é um momento de afirmação. “No início do governo elegemos a agricultura como prioridade, e hoje, em todo o Estado, ela é uma matriz produtiva forte”, lembrou. Menegat definiu a união entre agricultores familiares, produtores rurais, associações de raças, sindicatos rurais e de trabalhadores rurais, cooperativas, setor de máquinas e implementos, municípios e o Mapa como uma parceria extremamente qualificada para a Expointer. O secretário destacou também a excelente condição sanitária do Estado para a Expointer, que, segundo ele, foi eficiente e eficaz no combate à febre aftosa. “Tivemos 50 mil sorologias em ovinos e todos com resultado negativo. Estamos prontos para fazer a sorologia e apoiar a rastreabilidade para que os animais possam sair o mais rápido possível do Estado”, acrescentou.
O presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raças (Febrac), José Paulo Cairoli, manifestou a satisfação de participar, pela primeira vez, como co-promotora da Expointer. “Nós, que congregamos onze associações de bovinos e associação de suínos do Rio Grande do Sul, sabemos do compromisso de crescimento e desenvolvimento do nosso Estado. Estaremos cada vez mais unidos para fazer uma melhor Expointer” enfatizou. Cairoli informou também que a Febrac está trabalhando para a realização da Bolsa do Novilho Gordo, evento que, segundo ele, vai dobrar a comercialização de animais na Expointer.
O Delegado Regional do Mapa, Flávio Vaz Neto, destacou as medidas conjuntas que Ministério e Secretaria da Agricultura e Abastecimento estão tomando para garantir o controle sanitário e, conseqüentemente, melhorar a comercialização do gado. “Estamos no mesmo barco, comprometidos com o sucesso da nossa feira” concluiu.
Além de manter a estrutura tradicional, a feira abre espaço para a apresentação de pesquisas e a disseminação de serviços de assistência técnica, informática, consultoria, seguros e financiamentos bancários, divulgação das inovações tecnológicas para a produção agropecuária, exposição dos melhores animais em cada raça, lançamento de fertilizantes, produtos veterinários e alimentos. Proporciona, ainda, um amplo espaço para a discussão de problemas relativos ao setor.
Atrações
Este ano, mais de 2.500 expositores de animais, máquinas, implementos, serviços e artesanato devem participar da Expointer, demonstrando a qualidade da sua produção. A Feira da Agricultura Familiar vai contar com a participação de aproximadamente 150 bancas.
Entre as novidades deste ano, estão as visitas orientadas, organizadas pelo Programa da Agroindústria Familiar, nas quais alunos e professores de escolas técnicas e universidades poderão conhecer detalhadamente o programa. Os visitantes terão o acompanhamento e orientação de técnicos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.
Outra novidade foi a determinação de dois dias, 28 e 29 de agosto, para a realização de negócios na área de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas e a realização da Expodinâmica. Para as atrações culturais, o Governo do Estado terá a parceria do município de Esteio.
Entre os eventos técnicos, destacam-se a realização de fóruns, seminários, encontros, palestras, lançamentos de produtos e máquinas.
O Banrisul disponibilizará recursos para a aquisição de animais, máquinas e equipamentos. A rede de agências já está fornecendo cartas de apresentação para os produtores clientes e estabelecendo convênios de financiamentos com cooperativas.
Programa resumido
24 de Agosto – Sábado
Abertura ao Público
Prova de Eqüinos
25 de Agosto – Domingo
Provas de diferentes raças eqüinas e Julgamentos de Classificação
Prova Final “Freio de Ouro Ano”
26 a 29 de Agosto – De Segunda a Quinta-Feira
Julgamento de classificação (várias raças)
Leilões de animais
Entrega de Prêmios
Provas de diferentes raças eqüinas
30 de Agosto – Sexta-Feira
Inauguração oficial com a presença de autoridades convidadas
Apresentação dos grandes campeões
Leilões
Entrega de Prêmios
31 de Agosto – Sábado
Provas de Eqüinos
Leilões
Entrega de Prêmios
Atrações diversas
01 de Setembro – Domingo
Entrega de Prêmios
Provas Funcionais de Eqüinos
Atrações diversas
Encerramento da Expointer
Diariamente:
Fóruns, palestras e seminários sobre agricultura, pecuária e agroindústria, shows de música e outras atrações.
O horário de funcionamento da feira será das 8h às 20h. No dia do encerramento (01/09), das 8h às 18h30. Pedestres e veículos pagarão R$ 5,00 como ingresso ao Parque.
Excursões
Nos dias 27, 28, 29 e 30 de agosto, os agricultores que estiverem organizados em caravanas, através de sindicatos, associações e cooperativas, têm entrada gratuita no Parque de Exposições. Para isso, é necessário apresentar no portão no 6, ofício timbrado, assinado pelo representante da entidade, contendo a relação de todos os participantes da excursão. Da mesma forma, os alunos de escolas fundamentais terão acesso livre nos dias 26 e 27 de agosto, se acompanhados de professor e munidos de ofício assinado pela diretoria da instituição.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, adaptado por Equipe BeefPoint