A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul deve destinar R$ 275,9 milhões aos produtores rurais para minimizar e prevenir efeitos da estiagem no Estado. Segundo a Pasta, os recursos são provenientes do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural e são o dobro do que foi investido pelo Estado no setor nos últimos dez anos.
Os recursos fomentam principalmente a construção de microaçudes nos municípios. Os locais de perfuração dos poços serão apontados tecnicamente pela Emater em conjunto com o Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra), da Seapdr, a partir de dados geológicos.
A Secretaria também está formatando as regras e o edital para subvenção direta ao produtor, de valor de até R$ 15 mil, para projetos de irrigação que contemplem a implantação, ampliação e adequação de sistemas de irrigação.
Além das ações envolvendo irrigação e reserva de água, a Seapdr informa que elaborou, a pedido do governador Eduardo Leite, uma minuta de um decreto que institui um programa de crédito emergencial contra adversidades climáticas no meio rural, com taxa zero de juro.
Fonte: Valor Econômico.