O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa do RS, deputado Jerônimo Goergen (PP), recebeu ontem a informação de que o governo do estado vai prorrogar os contratos emergenciais de mil veterinários.
Em contato com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (SAA), o parlamentar recebeu a garantia de que haverá a continuidade do trabalho dos fiscais sanitários por mais três meses, a contar da data de vencimento dos contratos, previsto para 31 deste mês.
No entanto, a iniciativa não resolve os problemas estruturais do Departamento de Produção Animal (DPA), órgão vinculado a SAA. “Precisamos realizar concurso público urgentemente. Não podemos esquecer que a CPI das Carnes detectou redução de 50% no quadro de pessoal do DPA”. Há dez anos eram 360 veterinários e 1,8 mil auxiliares rurais. Hoje são 172 veterinários e 600 auxiliares rurais. Ele sugere a criação de uma agência estadual de defesa agropecuária, autarquia que seria vinculada a SAA.
Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint