O ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Yoshiyuki Kamei, rejeitou ontem o pedido do Canadá para que o país retire o embargo às importações de carne bovina canadense, informou a agência Kyodo News.
Kamei anunciou a decisão depois de uma apresentação do ministro da Agricultura canadense, Bob Speller, sobre as medidas adotadas para assegurar a segurança da carne bovina, seguindo o registro de um caso de vaca louca no Canadá em maio do ano passado.
“É difícil obter a confiança do público para retirar a proibição”, explicou Kamei a Speller, segundo a agência de notícias japonesa. Speller chegou a Tóquio ontem, com a missão de persuadir o governo japonês a retirar o embargo.
O Japão pediu que o Canadá adote medidas mais rígidas para assegurar a segurança da carne. “Quero que todos os animais canadenses sejam testados para a ‘vaca louca’, como acontece aqui, ou que tome medidas de segurança que tenham o mesmo efeito”, disse Kamei, segundo a Kyodo News.
Speller anunciou no final da semana passada que os testes de “vaca louca” serão expandidos para cerca de oito mil animais por ano, das atuais 5.500 cabeças, e o governo pretende aumentar o número para 30 mil cabeças dentro de cinco anos.
Fonte: O Estado de S. Paulo/Dow Jones, adaptado por Equipe BeefPoint