Começa a vigorar amanhã nova taxa sobre couro wet blue
14 de janeiro de 2004
SAA divulga resultado parcial de vacinação na região central do RS
14 de janeiro de 2004

Governo japonês não retira embargo à carne bovina canadense

O ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Yoshiyuki Kamei, rejeitou ontem o pedido do Canadá para que o país retire o embargo às importações de carne bovina canadense, informou a agência Kyodo News.

Kamei anunciou a decisão depois de uma apresentação do ministro da Agricultura canadense, Bob Speller, sobre as medidas adotadas para assegurar a segurança da carne bovina, seguindo o registro de um caso de vaca louca no Canadá em maio do ano passado.

“É difícil obter a confiança do público para retirar a proibição”, explicou Kamei a Speller, segundo a agência de notícias japonesa. Speller chegou a Tóquio ontem, com a missão de persuadir o governo japonês a retirar o embargo.

O Japão pediu que o Canadá adote medidas mais rígidas para assegurar a segurança da carne. “Quero que todos os animais canadenses sejam testados para a ‘vaca louca’, como acontece aqui, ou que tome medidas de segurança que tenham o mesmo efeito”, disse Kamei, segundo a Kyodo News.

Speller anunciou no final da semana passada que os testes de “vaca louca” serão expandidos para cerca de oito mil animais por ano, das atuais 5.500 cabeças, e o governo pretende aumentar o número para 30 mil cabeças dentro de cinco anos.

Fonte: O Estado de S. Paulo/Dow Jones, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.