Mercados Futuros – 19/08/08
19 de agosto de 2008
Nelore Brasil apresenta trabalho de seleção realizado pela Fazenda Baluarte (Vídeo)
21 de agosto de 2008

Governo paulista inicia vistoria em ERAS e espera retomar exportações para a UE

Após Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) devolver a São Paulo o status de Estado livre de febre aftosa com vacinação em 27 de maio deste ano, o Estado luta para reconquistar mercados como a UE e o Chile.

Após Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) devolver a São Paulo o status de Estado livre de febre aftosa com vacinação em 27 de maio deste ano, o Estado luta para reconquistar mercados como a UE e o Chile.

No caso das exportações à UE, 101 fazendas já requisitaram a auditoria que vai verificar se elas se enquadram nos requisitos exigidos pelo bloco europeu, disse ontem o secretário de Agricultura de São Paulo, João Sampaio. Elas fazem parte de um universo de 1.050 propriedades certificadas como ERAS (Estabelecimento Rural aprovado pelo Sisbov, o sistema de rastreamento do governo federal).

Segundo o secretário, as auditorias já começaram e devem se estender até setembro. Em julho, 30 pessoas foram treinadas para trabalhar nas vistorias e mais técnicos devem engrossar o grupo no início do próximo mês.

Ainda que as vendas para a UE e o Chile sejam retomadas, é pouco provável que o volume de embarques repita o desempenho de 2005, acredita Sampaio. “Conquistamos outros mercados desde então. A soma desses dois será importante, mas não terá o mesmo peso daquela época”, disse.

As informações são do jornal Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.