Pedro de Camargo Neto: necessidade de mudanças no SISBOV
16 de fevereiro de 2004
Russos vêm ao Brasil discutir cooperação bilateral
18 de fevereiro de 2004

Governo vai ajudar pecuaristas da região pantaneira

Os pecuaristas da região do Paiaguás, Taquari e São Lourenço, no Pantanal, terão apoio logístico do governo estadual para retomar o transporte de gado com menor custo e mais segurança. Pelo menos é essa a promessa do superintendente Administração da Hidrovia do Paraguai (da Ahipar), Fermiano Yarzon, divulgada pela Agência Popular de Notícias (ANP).

Yarzon reuniu-se com o novo presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Emílio César Miranda de Barros, e garantiu que os pantaneiros terão seu curral para o transbordo do gado, no porto de Ladário.

Segundo o superintendente, a Ahipar vai melhorar os atracadouros das fazendas e realizar dragagem em pontos críticos para facilitar o acesso dos navios boiadeiros.

O presidente do sindicato disse que a parceria com a Ahipar será fundamental para fortalecer a pecuária nestas regiões do Pantanal, que ficam alagadas em grande parte do ano. “A redução do frete viabilizará a comercialização dos nossos animais. O alto custo hoje compromete nossos criadouros”, avaliou Barros em entrevista à APN.

O rio Paraguai já foi o principal corredor de transporte do gado pantaneiro. Operavam cinco boieiros, desde o São Lourenço a Forte Coimbra e Porto Murtinho. Hoje, são transportadas, em média, mil cabeças por mês. Mas o volume de animais está aumentando desde 2002, com a utilização de embarcações mais modernas, que barateia o frete. “Vamos criar uma nova infra-estrutura, com currais novos de descarga e adequando o transporte às necessidades das fazendas sem acesso rodoviário”, garantiu Yarzon.

A Ahipar vai realizar levantamento dos atracadouros existentes e avaliará as condições de acesso para definir as intervenções no rio Paraguai e seus afluentes.

Fonte: Campo Grande News (por Waldemar Gonçalves Jr.), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.