Análise semanal – 27/10/2004
27 de outubro de 2004
Perdas de superfície e o manejo de silos horizontais
29 de outubro de 2004

Greve de caminhoneiros afeta exportação de carne argentina

A greve realizada por caminhoneiros na Argentina completa hoje seu oitavo dia e tem prejudicado os embarques de carne bovina do país, um dos maiores exportadores mundiais, de acordo com o diretor-executivo do Consórcio Argentino de Carne, Mario Ravettino.

De acordo com levantamento da entidade, os exportadores já tiveram prejuízo de pelo menos US$ 3 milhões por conta da greve. Os caminhoneiros bloquearam os acessos ao cinco portos do país e também ao principal aeroporto internacional, o de Ezeiza. Os exportadores de outros produtos perecíveis como frutas frescas, vegetais e carne de aves também enfrentam problemas.

A greve é um protesto contra as novas exigências para a liberação das licenças de transporte. Fernando Garrido, porta-voz de uma das entidades que representam a categoria, disse que a greve vai continuar até que o governo revogue as novas regras, que exigem que os caminhoneiros passem por testes físicos e psicológicos para obter a carteira de motorista.

Os testes, segundo Garrido, vão excluir aqueles que têm problemas de saúde comuns como diabetes e colesterol alto. “Essas pessoas vão perder seus empregos”, disse. Segundo ele, a greve não está afetando as exportações de grãos.

Fonte: Estadão/Agronegócios (por Ana Conceição), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.