A epidemia da vaca louca (parte 3)
12 de março de 2004
MT tem exportações prejudicadas com greve de fiscais
16 de março de 2004

Greve inviabiliza exportações

A greve dos fiscais federais agropecuários do Mapa, prevista para ser deflagrada hoje em todo o Brasil, afetará principalmente a fiscalização de produtos de origem animal e vegetal perecíveis e destinados à exportação e importação, com o cancelamento das atividades em portos, aeroportos, fronteiras e ações a campo voltadas para soja transgênica.

Em Bagé, oito profissionais que atuam na região deixarão de fiscalizar no frigorífico Mercosul, no Porto de Seco, de Aceguá, e no frigorífico Pampeano, de Hulha Negra, impactando as exportações. Segundo o delegado regional da associação dos fiscais, Elton Lima, o serviço de certificação internacional não vai funcionar, devendo inviabilizar as exportações de carne e enlatados.

Com a paralisação, mais de 100 toneladas diárias de carne in natura e 200 mil latas de carne do Mercosul não serão embarcadas para o exterior. “Vai ser impossível realizar as operações de abate e de comércio exterior”, confirma o presidente do frigorífico, Mauro Pilz.

Segundo o delegado do Mapa/RS, Francisco Signor, as negociações para reverter a mobilização iniciam-se hoje em Brasília. “É provável que se tenha uma solução para o impasse. O governo reconhece o direito dos fiscais em reivindicar, além do aumento de salários, recursos e reestruturação para desenvolverem seu trabalho”.

Ele se reunirá pela manhã para verificar os encaminhamentos e organizar uma planilha de escala emergencial de serviço. “Todos os colegas estarão hoje na sede da associação, inclusive os fiscais que colocaram seus cargos à disposição na semana passada”, disse o presidente da Associação dos Fiscais Federais do Rio Grande do Sul, Mário Lopes.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.