Gaúchos vencem em Londrina
19 de abril de 2004
Recessão: reflexos no consumo
22 de abril de 2004

Grupo Brascan cria sistema de parceria

O sistema de integração, que já é uma tradição na criação de frangos e suínos no Brasil, tem agora um programa similar no gado bovino. A divisão agropecuária do grupo canadense Brascan adotou um programa de parcerias com pecuaristas que guarda uma semelhança com os produtores integrados de aves e porcos com empresas como a Sadia e a Perdigão.

O objetivo do grupo é aumentar cada vez mais o número de bovinos, depois da reestruturação efetuada em 1999, período em que a empresa passou a atuar de forma mais intensiva na área de cria e passou a negociar mais animais no mercado interno.

Pelo programa de parcerias, o pecuarista recebe matrizes, vacas com prenhezes garantidas, e faz todo o manejo até o nascimento dos bovinos, que passam a ser de sua propriedade. O pagamento será feito pela moeda do produtor, ou seja, em bovinos. “É o hedge perfeito, porque ele compra animais e os paga em bezerros”, diz o engenheiro agrônomo Renato Cassim Cavalini, presidente da Fazendas Bartira, empresa do grupo.

Com este programa, o pecuarista faz contrato de cinco anos com a Brascan e recebe um número definido de matrizes com prenhezes. Os bezerros serão do criador associado, que pagará com 25% dos machos que nascerem das vacas recém-incorporadas à sua propriedade. Com isso, as vacas continuam de propriedade da Brascan e os filhos ficam com o sócio. A Brascan tem a opção de “aumentar o seu rebanho sem investir em terras, nem imobilizar capital”.

Embora recente, a empresa já tem 20 mil matrizes em parceria com pecuaristas de São Paulo e Minas Gerais e vai iniciar contatos com produtores do Mato Grosso, informa o veterinário Luís Fernando Della Togna, diretor-operacional da Fazenda Bartira, recém-contratado para administrar o braço agropecuário da Brascan.

A Fazendas Bartira está entre as maiores produtoras de bezerros do Brasil. “Os animais são vendidos a pecuaristas de pequeno e grande porte, especializados em recria e engorda, para abate”, diz Cavalini.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Paulo Soares), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Carlos Fonseca disse:

    Realmente um ótimo negócio para a Brascan que aplica seu capital a 25% aa em boi, enquanto no mercado financeiro aplicaria em renda fixa a 12/15% aa, sem contar o desconto de 20% de IR.

    Para o produtor descapitalizado também é vantajoso, pois consegue tocar a propriedade. Quanto ao seu ganho será preciso analisar.