Parceria em certificações SBC – BRTÜV – IBD
21 de novembro de 2006
EUA: diretrizes sobre publicidade para crianças
23 de novembro de 2006

Grupo Gerdau tem novos diretores

O Grupo Gerdau anunciou ontem (21/11) uma nova etapa na evolução de sua governança corporativa. É a sua quinta sucessão ao longo de uma história de 105 anos. A definição da nova estrutura levou em conta a dimensão, a complexidade e os desafios do Grupo Gerdau, um dos agentes de consolidação da siderurgia mundial.

O Grupo Gerdau anunciou ontem (21/11) uma nova etapa na evolução de sua governança corporativa. É a sua quinta sucessão ao longo de uma história de 105 anos. A definição da nova estrutura levou em conta a dimensão, a complexidade e os desafios do Grupo Gerdau, um dos agentes de consolidação da siderurgia mundial. Também considerou as melhores práticas de grandes empresas no mundo, a partir de estudos com o apoio de consultorias internacionais.

No dia 1º de janeiro, André Gerdau Johannpeter assumirá a função de Diretor Presidente (CEO – Chief Executive Officer) no lugar de Jorge Gerdau Johannpeter, que está à frente da presidência do Grupo desde 1983. Simultaneamente, Claudio Gerdau Johannpeter torna-se Diretor Geral de Operações (COO – Chief Operating Officer), cargo definido para a coordenação operacional dos negócios e a busca de sinergias entre as diversas operações. Desde 2002, André e Claudio atuam como Vice-Presidentes Executivos.

Na mesma data, três integrantes – Jorge Gerdau Johannpeter, Frederico Gerdau Johannpeter e Carlos J. Petry – sairão da atividade executiva, continuando no Conselho de Administração em seus respectivos cargos, Presidente e Vice-Presidentes.

Com 43 anos, André Gerdau Johannpeter presidirá o Comitê Executivo Gerdau (CEG), órgão máximo de direção executiva do Grupo, responsável pela proposição e implementação das estratégias aprovadas no Conselho de Administração.

Na nova posição, torna-se o principal representante do Grupo Gerdau frente aos diversos públicos e, nas responsabilidades de relacionamento e políticas institucionais, será apoiado pelo presidente do Conselho de Administração.

André terá também responsabilidade direta sobre os processos funcionais Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, Finanças e Relações com Investidores, Contabilidade e Auditoria, Tecnologia da Informação, Assuntos Institucionais e Comunicação Corporativa, Jurídico, Projetos Estratégicos e Responsabilidade Social.

Possui 25 anos de experiência no Grupo e hoje lidera globalmente as áreas de Marketing e Vendas, Metálicos, Suprimentos, Logística, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional.

Anteriormente, também na posição de Vice-Presidente, respondia pela operação na América do Norte (Gerdau Ameristeel) e pelo processo de Tecnologia da Informação. Exerceu também a função de Chief Operating Officer (COO) da Gerdau Ameristeel, abrangendo as atividades nos Estados Unidos e Canadá. Desde 2002 faz parte do Conselho de Administração da Gerdau Ameristeel.

Em 2001, exerceu a função de Diretor de Desenvolvimento de Negócios no Brasil e, em 2002, foi COO para as atividades no Canadá, país onde já havia atuado entre os anos de 1992-1994 como Assistente do Presidente Executivo e Gerente de Recursos Humanos da Courtice Steel, atual Gerdau Ameristeel Cambridge.

Também exerceu diversas funções nas áreas de tecnologia da informação, vendas, recursos humanos e planejamento estratégico. É graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e complementou sua formação acadêmica com os cursos General Business Administration, na Universidade de Toronto (Canadá), Marketing, em Ashridge (Inglaterra) e Advanced Management Program na Wharton School – Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos).

Claudio Gerdau Johannpeter, 43 anos, torna-se Diretor Geral de Operações (COO), cargo no qual exercerá a coordenação operacional dos diversos negócios – Longos Brasil, Açominas, América do Norte, Aços Especiais e América do Sul. É formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e acumula 25 anos de experiência no Grupo Gerdau.

Terá também responsabilidade direta sobre os processos funcionais de Marketing e Vendas, Industrial, Suprimentos Gerais, Suprimentos Metálicos, Logística, Engenharia, Meio Ambiente e Energia, Tecnologia de Gestão e Planejamento Operacional.

Na posição de Vice-Presidente Executivo, respondeu pela operação Aços Especiais e, atualmente, pela Açominas. Há quatro anos, também lidera globalmente os processos e investimentos industriais. Desde janeiro de 2006, é membro do Conselho de Administração da Corporación Sidenor na Espanha.

Até 2002, atuava como Diretor-Executivo das Unidades Industriais no Brasil. De 1997 a 2000, dirigiu a Gerdau Aços Especiais Piratini, liderando o processo de turnaround da usina que, a partir de então, passou a ter resultados positivos. Em 1996, atuou como Gerente Industrial da Gerdau Riograndense e, anteriormente, foi Gerente da Aciaria na Gerdau Courtice Steel, no Canadá e Chefe na Aciaria da Gerdau Cosigua no Rio de Janeiro.

Começou a trabalhar no Grupo como estagiário nas usinas, paralelamente às suas atividades acadêmicas. Depois de graduado, atuou em várias áreas de produção – aciaria, laminação, trefila, fábrica de pregos, pátio de sucata, engenharia e controle de qualidade.

No exterior, realizou os cursos Operations Management na University of London (Canadá), Executive Development na Penn State (Estados Unidos) e de Advanced Management Program em Havard (Estados Unidos).

Fonte: Assessoria de imprensa da Gerdau

Os comentários estão encerrados.