Luiz Tejon Megido, presidente da ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio
7 de junho de 2005
Revendas têm importante função no combate da febre aftosa
9 de junho de 2005

Grupo Nelore Mocho lança PGP com parcerias

O Grupo Nelore Mocho Noroeste inicia no próximo dia 17 de junho a sétima edição de sua tradicional Prova de Ganho de Peso Anual e traz novidades como a criação de uma parceria entre importantes grupos promotores de PGPs a pasto para troca de informações e intercâmbio de animais. A edição de 2005 também traz como diferencial a participação de animais Nelore Padrão.

Grupos como Provados a Pasto, Embrapa Feijão e Arroz (GO), Fazenda Quilombo e Provados da Fazenda Laçada, de Beto Guimarães, participam da parceria que tem o objetivo de coordenar um entrosamento entre os grupos e facilitar a escolha de reprodutores com progênie testada em PGP a pasto. Podem participar do grupo PGPs a pasto e abertas para mais de um rebanho, oficializadas pela ABCZ.

Para Luis Antonio Setubal, a união entre os promotores de PGPs vai possibilitar grandes avanços para a pecuária brasileira levando a uma melhor seleção e à descoberta de reprodutores. “Vamos unir esforços para descobrir reprodutores com progênie superior para características econômicas nas condições a pasto, porque acreditamos que esta seja a base atual e o futuro da pecuária brasileira”, afirma.

Representantes dos grupos se reuniram no final do mês de abril para discutir a formação da parceria. Os parceiros também estudam a formação de um ranking de touros a partir dos dados que forem compartilhados entre si.

A 7ª PGP acontece de 17 de junho de 2005 a abril de 2006 e recebe animais nascidos entre 18/08/04 e 16/11/04. Luis Antonio Setubal ressalta que o período da prova é escolhido propositalmente para que o desempenho dos animais seja avaliado durante a estação da seca e das águas.

Os organizadores esperam a participação de aproximadamente 30 criadores de Nelore Mocho, com cerca de 150 cabeças, e aproximadamente 20 criadores de Nelore Padrão, com mais 100 cabeças.

A PGP do Grupo Nelore Mocho Noroeste é oficial da ABCZ e é realizada totalmente a pasto em convênio com a UNESP/Veterinária -Araçatuba. Durante o processo, os animais são alimentados com capim e água e sal mineral, simulando condições reais de pasto para a criação de gado comercial, e passam por avaliação morfológica do biótipo econômico e avaliação de carcaça por ultra-sonografia. A prova faz parte do Programa Boi Verde da Tortuga e tem protocolo sanitário da Shering-Plough Coopers. Também tem como parceira a Sersia Brasil, central de inseminação artificial e excelência em genética bovina responsável pelo programa de melhoramento Progenel, que visa a seleção de touros para central de IA. A seleção envolve prova de ganho de peso realizada por apenas duas PGPs em todo o Brasil: a PGP do Grupo Nelore Mocho Noroeste e do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho.

Fonte: Assessoria de imprensa do Grupo Nelore Mocho Noroeste

Os comentários estão encerrados.