Em 1o de agosto próximo, o grupo Provados a Pasto iniciará nova prova de ganho de peso, com 250 machos da raça Nelore, na Fazenda Camapuã (Palestina, GO). Com ela, serão quatro avaliações em andamento, totalizando 624 animais, o que faz do grupo o maior núcleo de provas de touros jovens Nelore a pasto em todo o País.
Além da avaliação em Palestina, que representa a 17a prova de ganho de peso do grupo Provados a Pasto em cinco anos de existência, há uma prova na Fazenda Cava Funda (Quirinópolis, GO), com 163 animais , outra de 56 animais na Fazenda Sucuri (Itapirapuã GO) e uma com 155 machos Nelore também na Fazenda Camapuã, em Palestina (GO).
Participam das provas de ganho de peso do Provados a Pasto os cinco pecuaristas que fazem parte do projeto – Ana Luiza Consoni Guimarães, Luis Humberto Consoni Guimarães, Elza Guimarães, Humberto de Freitas Tavares e Fernando Lemos Guimarães –, além de criadores de Goiás e Mato Grosso convidados.
As avaliações do Provados a Pasto duram 10 meses, sendo 70 dias de adaptação e 224 dias de provas efetivas a campo. São feitas cinco pesagens. As provas seguem o regulamento básico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para testes a pasto, adaptado para também levar em conta circunferência escrotal, adequação funcional (testículos, aprumos, andamento, dorso-lombar, bainha/prepúcio, cascos, boca, temperamento) e atendimento dos padrões raciais.
O grupo Provados a Pasto foi criado em 1997 exatamente para realizar um trabalho de seleção de touros jovens da raça Nelore provados 100% em condições de campo. “A pecuária moderna exige profissionalismo, e a escolha dos touros para as estações de monta deve merecer uma extrema atenção dos criadores, pois pode representar o avanço ou o retrocesso do projeto. Nós, do Provados a Pasto, só usamos touros efetivamente provados pelos mais importantes sumários da raça Nelore, o que garante aos pecuaristas que adquirem essa genética a segurança de estarem adquirindo produtos que realmente serão produtivos nas condições dos Cerrados”, explica Ana Luiza Guimarães, parceira do Provados a Pasto.
Os melhores animais das provas de ganho de peso do Provados a Pasto são levados a leilões. Neste ano, uma venda já foi realizada em Iporá (GO), em abril, quando foram comercializados 70 touros por R$ 2.930,00/animal em média. O próximo leilão do grupo será realizado em Barra do Garças (MT) em 13 de outubro de 2002, com a oferta de 143 touros selecionados de duas provas que no total avaliaram 255 reprodutores. Os animais irão a leilão com idade média de 24 meses, peso médio de 550 kg, certificados de aprovação em exame andrológico completo e total garantia sanitária.
E-mail: provadosapasto@uol.com.br
Fonte: Texto Assessoria de Imprensa