EUA: demanda por produtos orgânicos cresce, mas oferta nos estabelecimentos de varejo não acompanha este crescimento
12 de julho de 2002
UE rejeita avanço no plano agrícola
16 de julho de 2002

Grupo Provados a Pasto – O maior projeto de seleção de touros jovens Nelore com provas a campo, com 624 animais

Em 1o de agosto próximo, o grupo Provados a Pasto iniciará nova prova de ganho de peso, com 250 machos da raça Nelore, na Fazenda Camapuã (Palestina, GO). Com ela, serão quatro avaliações em andamento, totalizando 624 animais, o que faz do grupo o maior núcleo de provas de touros jovens Nelore a pasto em todo o País.

Além da avaliação em Palestina, que representa a 17a prova de ganho de peso do grupo Provados a Pasto em cinco anos de existência, há uma prova na Fazenda Cava Funda (Quirinópolis, GO), com 163 animais , outra de 56 animais na Fazenda Sucuri (Itapirapuã GO) e uma com 155 machos Nelore também na Fazenda Camapuã, em Palestina (GO).

Participam das provas de ganho de peso do Provados a Pasto os cinco pecuaristas que fazem parte do projeto – Ana Luiza Consoni Guimarães, Luis Humberto Consoni Guimarães, Elza Guimarães, Humberto de Freitas Tavares e Fernando Lemos Guimarães –, além de criadores de Goiás e Mato Grosso convidados.

As avaliações do Provados a Pasto duram 10 meses, sendo 70 dias de adaptação e 224 dias de provas efetivas a campo. São feitas cinco pesagens. As provas seguem o regulamento básico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para testes a pasto, adaptado para também levar em conta circunferência escrotal, adequação funcional (testículos, aprumos, andamento, dorso-lombar, bainha/prepúcio, cascos, boca, temperamento) e atendimento dos padrões raciais.

O grupo Provados a Pasto foi criado em 1997 exatamente para realizar um trabalho de seleção de touros jovens da raça Nelore provados 100% em condições de campo. “A pecuária moderna exige profissionalismo, e a escolha dos touros para as estações de monta deve merecer uma extrema atenção dos criadores, pois pode representar o avanço ou o retrocesso do projeto. Nós, do Provados a Pasto, só usamos touros efetivamente provados pelos mais importantes sumários da raça Nelore, o que garante aos pecuaristas que adquirem essa genética a segurança de estarem adquirindo produtos que realmente serão produtivos nas condições dos Cerrados”, explica Ana Luiza Guimarães, parceira do Provados a Pasto.

Os melhores animais das provas de ganho de peso do Provados a Pasto são levados a leilões. Neste ano, uma venda já foi realizada em Iporá (GO), em abril, quando foram comercializados 70 touros por R$ 2.930,00/animal em média. O próximo leilão do grupo será realizado em Barra do Garças (MT) em 13 de outubro de 2002, com a oferta de 143 touros selecionados de duas provas que no total avaliaram 255 reprodutores. Os animais irão a leilão com idade média de 24 meses, peso médio de 550 kg, certificados de aprovação em exame andrológico completo e total garantia sanitária.

E-mail: provadosapasto@uol.com.br

Fonte: Texto Assessoria de Imprensa

Os comentários estão encerrados.