Impacto econômico do melhoramento genético, avaliação de bovinos a pasto, pesagem de animais como ferramenta de auxílio à gestão pecuária, nutrição, sanidade animal, qualidade total no manejo de bovinos de corte e manejo de pastagens serão os destaques do dia 1o Encontro Técnico promovido pelo Grupo Provados a Pasto, o maior projeto de avaliação de touros jovens Nelore com provas de ganho de peso 100% em condições de campo, no dia 11 de julho.
O evento será realizado na Fazenda Camapuã, localizada em Iporá (GO), propriedade de Fernando Lemos Guimarães, parceiro do Grupo Provados a Pasto juntamente com Ana Luiza Consoni Guimarães, Elza Guimarães, Humberto de Freitas Tavares e Luiz Humberto Consoni Guimarães. “O dia técnico tem como objetivo mostrar ao pecuarista como o melhoramento genético e o correto manejo do rebanho e das pastagens podem proporcionar maior retorno econômico. Além disso, também serão apresentadas as tecnologias disponíveis no mercado para que ele possa se profissionalizar, enquadrando-se ao novo perfil da pecuária moderna”, ressalta Fernando Lemos Guimarães.
O zootecnista Ricardo Abreu, coordenador de provas zootécnicas, explicará o conceito de DEP (Diferença Esperada na Progênie) e o uso correto dos sumários de touros para escolha do reprodutor ideal para o melhoramento do rebanho. Para isso, serão comparados lotes de touros positivos para características, como circunferência escrotal (fertilidade) e ganho de peso, e lotes de filhos de touros negativos ou sem prova.
Na dinâmica “Qualidade Total no Manejo de Bovinos de Corte”, serão apresentadas novas soluções para o manejo de bovinos, o custo da má qualidade na produção de bovinos, relações interpessoais na empresa rural, interação entre homens e animais, aspectos fundamentais do comportamento bovino e manejo correto no pré-abate. “São propostas para melhoria da estratégia de criação e a integração dos conceitos de qualidade total para o manejo racional, objetivando o bem-estar animal e melhor ambiente de trabalho na fazenda”, afirma o palestrante Mateus Paranhos, professor e doutor da Unesp, campus de Jaboticabal/SP. Na dinâmica de alimentação o médico veterinário Jormando Cacheta completará o assunto mostrando aos produtores como definir estratégias de suplementação e manejo de rebanhos no período da seca e das águas, com enfoque nas matrizes em estação de monta, vacas primíparas e recria de seus bezerros.
O especialista em reprodução de bovinos, Cléber Souza Silva, mostrará como aumentar o número de bezerros implementando um programa sanitário eficiente e como promover o controle biológico da mosca-dos-chifres. O dia técnico terá, ainda, palestras do engenheiro agrônomo Douglas Ribeiro, que abordará a importância da recuperação de pastagens e do uso correto de herbicidas para melhorar decisivamente a qualidade das pastagens, aumentando a rentabilidade do produtor; e como funciona a bioestimulação em novilhas, com a dra. Cíntia Maria Gonçalves. O evento será encerrado com palestra de Hélio Vieira Tavares, consultor do Provados a Pasto, sobre reprodução animal.
O grupo Provados a Pasto foi criado em 1997 para selecionar touros jovens da raça Nelore provados 100% a campo, nas rigorosas condições do Brasil Central, e assim oferecer ao mercado touros altamente férteis e produtivos. A seleção é feita em provas de ganho de peso que duram cerca de 10 meses. As avaliações seguem o regulamento básico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para testes de campo e são adaptadas para levar em consideração circunferência escrotal, testículos, aprumos, andamento, dorso-lombo, bainha/prepúcio, cascos, boca e temperamento e atendimento dos padrões raciais.
Os interessados em participar do dia técnico do grupo Provados a Pasto devem confirmar presença com Rose até o dia 05 de julho, pelo telefone (66) 401-5655. Vagas limitadas.
Fonte: Assessoria de imprensa Grupo Provados a Pasto