O grupo Provados a Pasto, o maior projeto de seleção de touros Nelore em provas de ganho de peso a pasto, promoverá leilão de 140 touros jovens Nelore devidamente avaliados, em 24 de agosto, em Barra do Garças (MT). Os animais têm em média 30 meses de idade e peso médio de 600 kg, além de contar com exame andrológico positivo e total garantia sanitária.
“Os touros colocados à venda são avaliados a pasto em provas de ganho de peso de dez meses, são jovens, férteis e produtivos. São produtos ideais para os pecuaristas que desejam intensificar seus programas comerciais, utilizando animais que agregam produtividade e genética de alta qualidade”, ressalta Luis Humberto Consoni Guimarães, parceiro do Provados a Pasto.
Todos os touros ofertados no leilão são positivos para os principais atributos exigidos em uma pecuária moderna: ganho de peso, conformação, perímetro escrotal, musculosidade, fertilidade e precocidade. As provas de ganho de peso do Provados a Pasto seguem as normas da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para testes a pasto, adaptado para também levar em conta circunferência escrotal, adequação funcional (testículos, aprumos, andamento, dorso-lombo, bainha/prepúcio, cascos, boca, temperamento) e atendimento dos padrões raciais.
“Os pecuaristas sabem porque utilizar touros positivos em seus rebanhos. É certeza de retorno econômico, com maior produção de carne e animais prontos para o abate mais cedo. Vamos aproveitar o avanço da pecuária no Mato Grosso e região, que valoriza cada vez mais os touros mais jovens, positivos e produtivos”, ressalta Humberto de Freitas Tavares, também parceiro do Provados a Pasto.
O 9o Leilão do Provados a Pasto será realizado em Barra do Garças (MT), em 24 de agosto de 2003, a partir das 13 horas. Antes, às 10 horas, os convidados poderão participar de palestra com o zootecnista Hélio Tavares sobre “Alternativas para o aumento da produtividade para a cria”.
Sobre o Grupo Provados a Pasto
O grupo Provados a Pasto foi criado em 1997 e tem como parceiros os criadores Ana Luiza Consoni Guimarães, Elza Guimarães, Fernando Lemos Guimarães, Humberto de Freitas Tavares e Luiz Humberto Consoni Guimarães. O objetivo do projeto é a seleção de touros jovens da raça Nelore provados 100% a campo, nas rigorosas condições do Brasil Central, e assim oferecer ao mercado touros altamente férteis e produtivos. A seleção é feita em provas de ganho de peso que duram cerca de 10 meses. As avaliações seguem o regulamento básico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Fonte: Assessoria de imprensa do Grupo Provados a Pasto