O Grupo Única, que reúne certificadoras brasileiras redigiu um documento com sugestões e críticas ao novo Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) e uma carta que será enviada à União Europeia onde discute o sistema de rastreabilidade de bovinos implantado no Brasil.
O Grupo Única, que reúne certificadoras brasileiras redigiu um documento com sugestões e críticas ao novo Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) e uma carta que será enviada à União Europeia onde discute o sistema de rastreabilidade de bovinos implantado no Brasil. Abaixo veja o conteúdo desses documentos na íntegra.
As informações são do Grupo Única, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Assiste razão ao Grupo UNICA quanto a falta de previsão da segregação de função do Certificador pessoa física. Se ele for fornecedor e certificador simultaneamente, a credibilidade da certificação fica comprometida.
Não consegui ler o texto da carta na integra, e não sei se o Grupo percebeu que a identificação coletiva independe de certificação e, neste caso, todos os Certificadores pessoas físicas e Empresas Certificadoras perderão suas funções. Não sei se esta condição consta do protocolo firmado pelo MAPA e Mercados Exigentes.
É lamentável a possibilidade de jogar fora toda experiêcia adquirida pelas certificadoras. Elas também sofrem como nós pecuáristas. Aprenderam e agora trabalham conosco como verdadeiros parceiros no processo de certificação da propriedade.