Depende da China, diz Alckmin sobre retomada das exportações de carne para o país asiático
14 de março de 2023
Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 14-março-2023
15 de março de 2023

Guerra na Europa: ONU diz que fará o possível para garantir continuidade do acordo no Mar Negro

No próximo dia 18, chega ao fim o acordo que permitiu à Ucrânia exportar seus grãos pelo Mar Negro. Firmado em julho do ano passado, com a Rússia, via intermediação da Organização das Nações Unidas (ONU) e Turquia, o pacto foi renovado em novembro por 120 dias.

Em comunicado, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que “fará todo o possível para preservar a integridade da Iniciativa dos Grãos do Mar Negro e garantir sua continuidade”.

Recentemente, a ONU confirmou que a proposta russa para a extensão do acordo é para um período de 60 dias, enquanto os ucranianos propõem a validade de um ano.

Ainda no comunicado, as Nações Unidas afirmam que o pacto favoreceu uma redução no preço global dos alimentos.

“O Índice de Preços de Alimentos da FAO, que cobre uma cesta de itens básicos, caiu por dez meses consecutivos, após atingir patamares recordes em março do ano passado, demonstrando claramente o impacto positivo de ambos os acordos nos preços globais de alimentos”, destaca o comunicado.

Desde sua promulgação, em julho do ano passado, a Iniciativa Corredor do Mar Negro permitiu a exportação de 24 milhões de toneladas de grãos e mais de 1.600 viagens seguras de navios pelo Mar Negro, com 55% das exportações de alimentos tendo como destino países em desenvolvimento, segundo a ONU.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.