Dante Emílio Ramenzoni, proprietário do projeto pecuário Guzerá Ramenzoni (Pirajuí, SP), selecionou 10 animais guzerá de excelente qualidade genética e de pista para os julgamentos e leilões das exposições Expogrande’2005, que será realizada entre os dias 27 de março e 10 de abril, em Campo Grande (MS), e Expolondrina’2005, programada para os dias 07 a 17 de abril, em Londrina (PR).
Todos os animais do Projeto Guzerá Ramenzoni são avaliados rigorosamente pelo trabalho de seleção genética, que visa avaliar padrão racial e produtividade a campo, realizado em conjunto com o Programa Nacional de Avaliação Genética da Raça Guzerá, que envolve parcerias com a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, Universidade de São Paulo, Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil e Centro Brasileiro de Melhoramento Genético.
Além dos julgamentos, Ramenzoni selecionou sete reprodutores Guzerá top do plantel para vender no Leilão Guzerá Raça e Carcaça, a ser realizado no dia 02 de Abril,durante a Expogrande, com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi. Já na Expolondrina, dos dez animais inscritos, três serão vendidos no Leilão Núcleo Sudeste dos Criadores de Guzerá e um produto estará disponível no leilão Guzerá Cachoeira, ambos no dia 09 de abril, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.
As matrizes Califórnia FIV do DER, Ribalta JF (parida de fêmea) e Bela Roe, serão ofertadas no Leilão do Núcleo Sudeste, e Bula TE do DER estará à venda no Leilão Guzerá Cachoeira. São fêmeas férteis, rústicas, produtivas e seguem prenhes de touros top do rebanho Guzerá Ramenzoni, como Apollo TE do DER, líder do ranking nacional de touros jovens da Associação Brasileira dos Criadores de Guzerá.
Segundo Ramenzoni, o Guzerá possui grande facilidade em se adaptar a qualquer região do Brasil, sendo a Expogrande e a Expolondrina duas ótimas oportunidade para mostrar o potencial do Guzerá com alta eficiência reprodutiva e produção de carne.
“O Guzerá viabiliza os projetos pecuários por possuir grande rusticidade e capacidade de provocar heterose nos cruzamentos a campo, devido a sua pureza racial. O aumento de produtividade é comprovado. E maior produtividade gera mais lucro, segurando os custos de produção”, diz Ramenzoni.
O plantel Guzerá Ramenzoni conta com 700 cabeças Guzerá, com destaque a um lote de 100 doadoras e aproximadamente 200 receptoras prenhas, das quais 70 levam no ventre crias de Apollo, reprodutor cabeceira. Doses de sêmen de Apollo foram exportadas para Venezuela, Peru e África em 2004.
Informações adicionais sobre o Projeto Guzerá Ramenzoni podem ser obtidas pelo formulário abaixo.
Fonte: Assessoria de imprensa do Guzerá Ramenzoni