Mercados Futuros – 04/06/07
4 de junho de 2007
Reposição Fêmea Nelore – 06/06/07
6 de junho de 2007

Gyudon australiano conquista mercado japonês

Antes da crise da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) nos Estados Unidos, iniciada em 2003, as redes de gyudon (ou beef bowl - "tigela de carne" -, que consiste em um prato de arroz com fatias de carne por cima) eram as maiores usuárias de brisket (peito) bovino dos EUA. As dinâmicas de mercado mudaram significantemente desde então e os cortes australianos estão agora sendo amplamente usados para suprir a lacuna deixada pela escassez do produto norte-americano.

Antes da crise da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) nos Estados Unidos, iniciada em 2003, as redes de gyudon (ou beef bowl – “tigela de carne” -, que consiste em um prato de arroz com fatias de carne por cima) eram as maiores usuárias de brisket (peito) bovino dos EUA. As dinâmicas de mercado mudaram significantemente desde então e os cortes australianos estão agora sendo amplamente usados para suprir a lacuna deixada pela escassez do produto norte-americano.

O grupo de foodservice Zensho, conhecido por seu compromisso com a segurança alimentar e um dos maiores usuários de carne bovina australiana no Japão, aumentou suas vendas em 6,3% para o ano fiscal japonês, terminado em 31 de março de 2007, para 204,5 bilhões de ienes (US$ 1,68 bilhões), com uma lucro líquido de 6,1 bilhões de ienes (US$ 50,18 milhões). A Zensho opera a rede de gyudon Sukiya e vem usando somente carne bovina australiana desde 2004.

A rede pioneira na venda de gyudon no Japão, a Yoshinoya’s, teve aumento nas vendas para 135,5 bilhões de ienes (US$ 1,11 bilhões), com um lucro líquido de 2 bilhões de ienes (US$ 16,45 milhões) no ano fiscal japonês pela primeira vez em três anos. A rede retomou as limitadas vendas de gyudon com carne bovina dos EUA em setembro passado e o número de clientes visitando suas lojas tem aumentado desde então.

Em contraste, a Matsuya Foods teve um ano desafiador – registrando perdas líquidas de 1 bilhão de ienes (US$ 8,22 milhões) de vendas no valor de 60,7 bilhões de ienes (US$ 499,30 milhões). A empresa também re-lançou menus com carne bovina usando produto dos EUA, mas não atraiu consumidores suficientes devido à oferta limitada.

O consumo de carne bovina importada no último ano fiscal japonês (abril de 2006 a março de 2007) foi de 454.711 toneladas – 37% a menos que o pico atingido no Japão antes da EEB, em 2000. A recente tendência, entretanto, tem sido positiva, com um aumento de 5% no primeiro trimestre de 2007 comparado com o mesmo período do ano anterior. As informações são do Meat and Livestock Austrália (MLA).

Os comentários estão encerrados.