Burger King abre primeira loja na Bahia
22 de dezembro de 2005
Reunião pode definir situação entre Paraná e Mapa
26 de dezembro de 2005

Há vida no solo!!!

As pessoas, de modo geral, vêem o solo como um componente inorgânico do sistema de produção. O solo, no entanto, é repleto de vida. Ele abriga uma enorme quantidade de microrganismos, que interferem no ciclo de nutrientes como, por exemplo, o fósforo.

Carneiro et al. (2004) conduziram um experimento com o objetivo de avaliar a influência do método de plantio (direto ou convencional) sobre indicadores biológicos associados ao ciclo do fósforo na região do cerrado. Os indicadores considerados nesse trabalho foram: o fósforo da biomassa, que funciona como reservatório de fósforo; a população de fungos e bactérias totais e solubilizadoras de fosfato; e a atividade da fosfatase ácida, que atua na mineralização do fósforo orgânico. A área experimental foi desmatada em 1978; entre 1978 e 1986 a área foi cultivada com cultura anuais; e de 1986 até o início do experimento a área ficou em pousio. As amostras de solo foram coletadas em duas profundidades (0 a 5 cm e 5 a 20 cm) em duas épocas do ano (julho e janeiro) (Tabela 1).

Tabela 1. Fósforo na biomassa microbiana (mg de P/g de solo), fungos totais (FT; ufc/g de solo), fungos solubilizadores de fosfato (FSF; ufc/g de solo), bactérias totais (BT; ufc/g de solo), bactérias solubilizadoras de fosfato (BSF; ufc/g de solo), atividade da fosfatase ácida (mg de p-nitrofenol/g de solo.hora) e matéria orgânica (g/kg) em amostras coletadas em julho e janeiro nas profundidades de 0 a 5 cm e 5 a 20 cm em áreas sob plantio direto e plantio convencional.

Clique aqui para ver a tabela.

Os dados apresentados na Tabela 1 mostram que, com a adoção do plantio direto, houve aumento nas quantidades de fungos e bactérias totais e solubilizadores de fosfato, na atividade da fosfatase ácida e no teor de matéria orgânica da camada de 0 a 5 cm do solo durante a estação chuvosa. Esse resultado comprova a influência da forma de utilização do solo sobre a sua fertilidade e a sua qualidade como um todo.

Comentários dos autores:

O experimento conduzido por Carneiro et al. (2004), apesar de não envolver áreas de pastagem, desperta uma série de questões interessantes com relação aos sistemas de produção animal a pasto. Uma delas é com relação aos métodos de análise de fertilidade do solo e recomendação de adubação. Atualmente, os aspectos “biológicos” do solo não são considerados nas análises de fertilidade que, por sua vez, servem de base para as recomendações de adubação. Os resultados de Carneiro et al. (2004) mostram que a atividade de microrganismos pode interferir de forma marcante na disponibilidade de fósforo para as plantas. O mesmo certamente ocorre com outros nutrientes como, por exemplo, o nitrogênio. Esse fato explica, em parte, os resultados inesperados obtidos com a adubação em situações de campo. A busca por parâmetros que expressem o efeito da atividade de microrganismos sobre a disponibilidade de nutrientes e sobre a fertilidade do solo poderá auxiliar técnicos e produtores na definição das doses e formas de aplicação dos fertilizantes.

Bibliografia

CARNEIRO, R.G.; MENDES, I.C.; LOVATO, P.E.; CARVALHO, A.M.; VIVALDI, L.J. Indicadores biológicos associados ao ciclo do fosfato em solo de Cerrado sob platio direto e plantio convencioal. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 39, p.661-669, 2004.

0 Comments

  1. Paulo Sergio Aguiar Coelho disse:

    Trabalho com consultoria em manejo racional de pastagem – sistema Voisin. Costumo dizer que manejo o solo e não a pastagem porque está já é fruto deste solo. Sobre este tema muito apropriado para o nosso tempo onde os custos de produção estão cada vez mais altos e às vezes partimos para tecnologias de produtos e não de processos, tenho um dado colhido nos meus trabalhos:

    – aumento da fertilidade após o uso do sistema de pastoreio racional Voisin sem a adição de fertilizantes;
    – aumento da matéria orgânica;
    – aumento do volume de água em nascentes e cursos d’agua.

    Já se passaram 08 anos que fizemos os primeiros projetos, ainda estamos analisando a possibilidade do uso de fertilizantes. A muito que estudarmos nesse “universo” que chamamos de solo. O assunto é muito importante. Nossa vida depende muito da existente do solo.

    Felicidade a todos.