A vaca Nelore Mocho Haila, filha de Rapilho e da vaca Diamantina, foi a grande campeã na ExpoLondrina. De propriedade de Antônio José Junqueira, da AJJ Pecuária, Haila – aos 35 meses e 812kg -, foi considerada “uma fêmea de ótima conformação e padrão racial”, segundo os jurados da prova. Além de Haila, outros animais da AJJ foram premiados em importantes categorias na exposição, o que rendeu ao criatório, os títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor.
Antônio José Junqueira – o melhor criador e expositor nacional de nelore mocho do ranking 2002 da ACNB -, apartou de seu rebanho 20 exemplares tops – entre machos e fêmeas -, para participarem das pistas de julgamento deste ano. A estréia aconteceu na ExpoLondrina, “com o pé quente, nesta que é uma das mais pesadas pistas do calendário pecuário, com uma excelente qualidade”, comemora o criador.
É na Fazenda Rio Alegre, em Presidente Prudente, que Antônio José desenvolve a seleção genética da AJJ. Lá, são mantidas 50 doadoras de embriões e mais 350 vacas registradas PO. Na cidade também se encontra o Bovitro AJJ, laboratório de FIV, criado há apenas 9 meses pelo criador para uso próprio, mas que pelo sucesso demonstrado, passou a prestar serviços para selecionadores da região e outros estados.
Já na Fazenda Nhandu, MT, encontra-se um rebanho de 20 mil matrizes, sendo 4 mil registradas, que produzem touros comerciais que são comercializados na região. As outras 16 mil são vacas “cara-limpa”, utilizadas no projeto de cria, recria e engorda, que produz bois que atingem, aos 3 anos de idade, média aproximada de 17@ no abate.
Fonte: Assessoria de imprensa AJJ