ABARE prevê aumento de 2,3% no rebanho australiano
9 de julho de 2004
A tecnificação da pecuária de corte
13 de julho de 2004

Happy Boi

Com o crescimento das exportações brasileiras de carne in natura, muitas têm sido as missões estrangeiras interessadas em conhecer o nosso gado e nosso sistema de produção. Essa caravana silenciosa vem, quase sempre ciceroneada pelos frigoríficos exportadores, verificar se é verdade aquilo que nossos vendedores estão apregoando.

Estão em busca de valores tão simples como respeito: aos empregados, ao meio ambiente e aos animais.

“Tenho certeza que meu consumidor prefere comer carne de um boi como este, que viveu uma boa vida livre no campo, do que de uma galinha que mal tinha espaço para se mexer, eu mesma prefiro…” Me disse a representante da Tesco, a maior rede de varejo do Reino Unido, enquanto visitava a fazenda de um cliente.

É a chamada responsabilidade do consumidor elevada a um grau que nem sempre nossos valores acostumados com o “levar vantagem em tudo”, permitem compreender.

Mais uma vez, nossas virtudes de país tropical parecem enormes e realmente são… mas precisamos fazer a lição de casa e melhorar os pontos vulneráveis principalmente em relação às questões ambientais e a capacitação e bem estar de nossos funcionários.


E já que cada consumidor não pode visitar pessoalmente a sua fazenda, prepare-se para certificar seus procedimentos. Assim como ocorre na indústria, para se diferenciar a fazenda precisará de selos de qualidade.

Não basta que seu boi seja feliz, o mundo precisa saber disso!


ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br

Os comentários estão encerrados.