Depois de se consolidar como a raça mais rústica do País, o Nelore agora está provando sua competência na precocidade sexual das fêmeas. Em Mato Grosso do Sul, o selecionador Helio Coelho vem conseguindo índices muito superiores à média nacional. De um universo de 440 fêmeas desafiadas, 181 emprenharam entre 11 e 14 meses de idade- índice de 43%. O que significa um bezerro a mais na vida reprodutiva da fêmea.
“Esses resultados estão ligados à pressão de seleção a que submetemos o plantel, com descartes sistemáticos e acasalamentos adequados. Tudo sob a supervisão do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN-Nelore Brasil), coordenado pelo professor Raysildo Lôbo”, enfatiza o médico-veterinário Argeu Silveira, responsável pelo criatório, que já recebeu o título de Maior Progresso Genético do programa.
As fêmeas super-precoces vêm sendo objeto de estudo do Programa Nelore Brasil, que em seu próximo sumário terá também DEP – Diferença Esperada na Progênie- para precocidade sexual- traço há quatro anos priorizado no processo de seleção de Helio Coelho & Filhos.
Com manejo adequado e genética direcionada à precocidade, a Fazenda Remanso está conseguindo também excelentes índices de reconcepção e bom peso à desmama da progênie. “Essas fêmeas são emprenhadas a campo, numa estação de monta de 90 dias”, observa Silveira.
Num levantamento feito pela fazenda, aos 30 meses, por exemplo, o lote de super-precoces apresentou peso médio de 454 kg, com bezerro de 6 a 7 meses ao pé e taxa de reconcepção de 95%. Já as fêmeas contemporâneas tiveram peso médio de 449 kg e 87% de reconcepção.
“Com margens cada vez mais apertadas, é preciso buscar ferramentas para otimizar os ganhos e a precocidade sexual, sem dúvida, tem-se mostrado uma arma poderosa nesse sentido”, destaca Helio Coelho, que promove no próximo dia 3 de agosto- terça-feira, o Leilão Virtual Nelore Brasil. Com transmissão exclusiva do Canal do Boi, a partir das 21h (de Brasília), o remate vai ofertar 120 matrizes com idade entre 4 e 10 anos. “Todas são avaliadas pelo PMGRN e muitas delas são mães de super-precoces”, informa Silveira, acrescentando que trata-se da maior oferta de filhas do Zefec Abdala- touro top para habilidade maternal do Nelore.
Fonte: Assessoria de imprensa de Helio Coelho