Chr Hansen lança site em português
30 de agosto de 2005
SRB: São Paulo está apto à avaliação da missão da UE
1 de setembro de 2005

Hereford: cabanhas tradicionais vencem na Expointer

A tradição falou mais alto ontem no julgamento da raça hereford. Criadores de longa data, que conhecem as pistas de Esteio (RS) quase tão bem quanto os campos de suas propriedades, saíram vitoriosos do parque.

Alfredo Southall, da Cabanha Vacacaí, de São Gabriel, faturou a roseta de grande campeã, com a vaca Gallant Frame. A fêmea, também escolhida a suprema da raça, é tricampeã na mostra, já havia conquistado o grande campeonato em 2003 e 2004. Emocionado, Southall destacou as principais características que garantiram a vitória do ventre: harmonia, feminilidade, fertilidade e quantidade de carne. “E não está à venda”, avisa. A reservada de grande campeã foi Topass Aparecida 1, da Cabanha Touro Passo, Uruguaiana.

Entre os machos hereford, a também tradicional Cabanha Azul, de João Vieira de Macedo Neto, Quaraí, liderou. O terneiro Garupa 8821 Ponteiro foi escolhido o grande campeão e também supremo, seguido pelo reservado Topass Metralha, da Cabanha Touro Passo.

Na poll hereford, Santo Ângelo Lady Basic garantiu o grande campeonato das fêmeas à Cabanha Santo Ângelo, da Martins Bastos Agricultura e Pecuária, Uruguaiana. O proprietário, Jorge Bastos, não tem contabilizado, exatamente, o número de prêmios já conquistados na exposição. Mas a emoção a cada nova vitória, garante, é sempre renovada. A reservada, Boomer Riser, é da Vacacaí.

Entre os reprodutores, deu novamente a Cabanha Azul em primeiro, com Garupa 8819 Banner. O macho foi escolhido ainda o supremo da raça. A roseta de reservado de grande campeão ficou com Santo Ângelo Excello, da Cabanha Santo Ângelo.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.