Aberdeen-Angus registra aumento de participação no mercado do Reino Unido
5 de março de 2013
BRF registra lucro no 4T12, porém cai 41% no ano
5 de março de 2013

Homens estão cada vez mais presentes na cozinha e supermercados – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #7

O novo papel do homem comprador reflete que 41% de todo o preparo de alimentos da família agora é feito pelo pai. Em 2013, vemos a influência dos homens em nossos alimentos se tornando mais forte à medida que mais pais se unem ao grupo de compradores e cozinheiros, e à medida que mais homens ficam solteiros mais tempo (idade média para o primeiro casamento do homem era 22,8 anos em 1960 versus 28,4 anos em 2009).

De acordo com a pesquisa de junho de 2012 do Cone Communications, 52% dos pais agora se identificam como o principal comprador nas lojas de alimentos; e o ESPN reportou que 31% dos compradores nas lojas de alimentos são homens, mais que o dobro da quantidade de 1985. É interessante notar que o número de pais em relação ao de mães (52% versus 46%) têm mais chances de planejar refeições para a semana antecipadamente. Os homens estão se tornando mais confortáveis e poderosos na cozinha.

Um direcionador é certamente a realidade de que muito mais maridos estão trabalhando em casa ou estão procurando um emprego e assumiram algumas tarefas domésticas nesse meio tempo. Outro é a descoberta do gosto por preparar alimentos. Ainda, outros estão se tornando mais envolvidos no preparo dos alimentos por causa de mudanças no estilo de vida ou por razões de saúde.

Alguns supermercados estão adotando as “ilhas de homens” – locais na loja que traz alimentos orientados ao público masculino e outros produtos para tornar as compras – por impulso ou não, mais direcionadas. Vemos, entretanto, um esforço mais duradouro para atrair e aumentar o poder dos homens compradores através de circuitos de compras e nutrição nas lojas e de programas como escola de culinária da revista Men’s Health.

Dados recentemente divulgados pelo U.S. Census Bureau mostraram que o número de famílias de uma pessoa no país – 31,4 milhões – compreende 27% de todas as famílias dos Estados Unidos (mais que os 17% em 1970), das quais 43% são homens; 45% dos idosos são solteiros. Casais com criança representam menos de 20,1 milhões de famílias.

Um novo aumento nas famílias de solteiros poderá ocorrer uma vez que a economia se recuperar e que as crianças Millenials que se tornaram adultos e vivem em casa com seus pais (frequentemente após a faculdade, com pesadas dívidas educacionais e enfrentando previsões não muito animadoras de emprego) se sentirem capazes de se aventurar por conta própria. Os dados do Census Bureau mostram que em março de 2010, cerca de 21 milhões de adultos jovens (um quarto deles com idade de 25 ou mais) estão vivendo em casa entre 12 milhões de famílias estabelecidas.

O artigo é de Phil Lempert, editor chefe do Supermarketguru, e as 10 tendências serão publicadas separadas e diariamente.

Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 – Introdução

EUA desperdiça 40% de todo alimento do país – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #1

Mais refeições com porções menores é mais saudável – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #2

Diabetes, pressão alta e doenças cardíacas da geração Boomers – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #3

Consumo de proteína alternativa deve aumentar – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #4

Café da manhã se torna a refeição mais importante do dia – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #5 

Alimentos congelados são mais consumidos por pessoas acima de 55 anos – Dez tendências em hábitos alimentares para 2013 #6

Os comentários estão encerrados.