Mercado Físico da Vaca – 12/03/09
12 de março de 2009
Mercados Futuros – 13/03/09
16 de março de 2009

Hong Kong vai importar carne com osso do Canadá

Hong Kong começou a importar carne bovina com osso de animais de menos de 30 meses de idade do Canadá, criando uma outra fonte de competição para os exportadores de carne dos Estados Unidos em um mercado bastante concorrido.

Hong Kong começou a importar carne bovina com osso de animais de menos de 30 meses de idade do Canadá, criando uma outra fonte de competição para os exportadores de carne dos Estados Unidos em um mercado bastante concorrido.

“Hong Kong e toda a região da Grande China são importantes destinos para a carne bovina dos EUA, mas o alcance limitado de produtos que podem ser exportados a este mercado é um obstáculo realmente significante”, disse o presidente da Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF), Philip Seng. Atualmente, Hong Kong somente permite cortes de carne sem osso de animais de menos de 30 meses de idade dos EUA.

“Nós já enfrentamos uma forte competição de países que tem total acesso a Hong Kong e a carne bovina canadense estará aumentando sua presença neste mercado também. Apesar de a qualidade da carne bovina dos EUA ter tornado o produto popular na região, nós certamente temos coisas a alcançar em termos de acesso ao mercado”.

O Centro para Segurança Alimentar (CFS) de Hong Kong anunciou que começou a processar pedidos para importação de carne bovina com osso de animais de menos de 30 meses de idade do Canadá, ativando um acordo que os dois países fecharam no começo de janeiro para expandir em fases o acesso ao mercado para a carne bovina canadense.

Inicialmente, Hong Kong permitirá cortes de costela e outros produtos com osso (não incluindo aqueles com coluna vertebral) do Canadá contanto que cada envio receba anteriormente uma permissão escrita do CFS e inclua um certificado sanitário. Isso deve ser a primeira fase de um acordo que eventualmente permitirá a importação de carne de animais de mais de 30 meses de idade do Canadá, bem como de miúdos.

Hong Kong reabriu seu mercado para a carne bovina sem osso do Canadá de animais de menos de 30 meses de idade em novembro de 2004, mas mais de um ano depois, os EUA obtiveram um acesso similar. Desde então, a carne bovina dos EUA vem ganhando participação de mercado em Hong Kong, enquanto a participação do Canadá vem declinando. Essa tendência pode mudar, entretanto, agora que o Canadá pode exportar mais cortes a esse mercado, especialmente porque os cortes de costela são populares nessa região.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.