A eficiência da engorda em confinamento não depende apenas da qualidade dos bovinos confinados, de instalações adequadas e da correta formulação da ração, mas também de tudo de um manejo correto. Para bons resultados de consumo e redução das perdas de ração, é interessante planejar uma rotina de trabalho que deve ser seguida pelo responsável pela alimentação dos animais.
A eficiência da engorda em confinamento não depende apenas da qualidade dos bovinos confinados, de instalações adequadas e da correta formulação da ração, mas também de tudo de um manejo correto.
Para bons resultados de consumo e redução das perdas de ração, é interessante planejar uma rotina de trabalho que deve ser seguida pelo responsável pela alimentação dos animais. No Curso Online AgriPoint Confinamento: manejo para aumento da produtividade, o instrutor Ricardo Burgi sugere a seguinte rotina arraçoamento:
a) Entre as 14:00 h e 15:00 h, limpar as sobras de ração do cocho (se forem superiores a 5 % do total fornecido nas últimas 24 horas);
b) Iniciar o fornecimento diário da ração à tarde, após as 15:00 horas, fornecendo cerca de 60-70 % do consumo diário previsto de ração (fornecimento principal);
c) No dia seguinte, pela manhã, fornecer os restantes 30-40 % da ração (fornecimento complementar), levando em consideração as sobras ainda existentes em cada cocho e evitando “remontar” a ração sobre sobras muito elevadas. Este fornecimento da manhã complementa o fornecimento iniciado no dia anterior e deve ser dosado para que até às 14:00 h – 15:00 h exista apenas cerca de 5 % de sobras nos cochos.
Esta rotina de arraçoamento obedece aos seguintes princípios:
– O fornecimento de ração fresca à tarde é realizado logo antes de um momento de pico de consumo, que é o entardecer.
– A ração que sobra no cocho, após o pico de consumo dos bois ao entardecer, permanece no cocho durante a noite, com temperaturas amenas e conseqüentemente sofre pouca fermentação, de modo que é muito bem consumida pelos bois ao amanhecer, quando ocorre outro pico de consumo.
– O fornecimento de ração pela manhã tem um caráter complementar é cuidadosamente dosado em função do consumo de cada lote até aquele momento, de modo que os cochos não acumulem excesso de ração durante as horas quentes do dia.
– É importante que ocorra sempre uma pequena sobra de ração (até 5 % do total fornecido nas últimas 24 horas), logo antes do início de um novo fornecimento diário, à tarde. Essa sobra indica que todos os bois do lote estão consumindo ração à vontade. Essa sobra, quando realmente inferior a 5 %, pode ser “remontada” pelo novo fornecimento de ração.
Nesta rotina, destacamos dois aspectos fundamentais:
(1) Os cochos devem amanhecer com sobras de boa qualidade.
(2) Os cochos devem ficar quase vazios, nas horas quentes do dia, e isso deve acontecer sob as vistas e controle do tratador.
Essa rotina de arraçoamento sugere que são apenas 2 fornecimentos diários. De fato, em confinamentos de pequeno porte podem ser apenas 2 fornecimentos. Porém, em confinamentos de grande porte, isso deve ser entendido como 2 horários de concentração do fornecimento da ração, podendo a quantidade de cada horário, para cada lote de bovinos, ser parcelada em até 3 ou 4 vezes. Por exemplo: um lote de 100 bois deve receber no trato da tarde 1.500 kg de ração (60% da ração diária) e essa quantidade poderia ser fornecida em 3 tratos de 500 kg, entre as 16:00h e 19:00h.
Esta dica foi retirada do material elaborado pelo instrutor M.Sc. Ricardo Burgi, para o Curso Online AgriPoint Confinamento: manejo para aumento da produtividade. Neste curso também serão discutidos temas como as vantagens da ração total, porque e como fazer inspeção de cochos, comportamentos de consumo dos bovinos, picos de consumo, controle diário de fornecimento da dieta, ajuste de consumo, entre outros.
Saiba mais detalhes sobre o manejo para o aumento da produtividade em confinamento, participando do Curso Online AgriPoint Confinamento: manejo para aumento da produtividade , que terá início no dia 18 de fevereiro. Conheça a programação completa deste curso. Gostou? Faça sua inscrição agora mesmo! |