Principais indicadores do mercado do boi – 25/10/11
25 de outubro de 2011
Ilan Goldfajn (Itaú Unibanco): perspectivas da economia mundial e brasileira
25 de outubro de 2011

Hypermarcas vende Assim e Mat Inset para grupo JBS, por R$ 140 milhões

Para reduzir as dívidas, grupo que nos últimos quatro anos havia feito 23 aquisições deu início a processo de enxugamento, com objetivo de concentrar seus negócios em produtos farmacêuticos e de cuidados pessoais, mais rentáveis.

A Hypermarcas fechou ontem a venda das marcas Assim (detergente e amaciante) e Mat Inset (inseticida) para a Flora, divisão de produtos de limpeza do grupo JBS, por R$ 140 milhões. Foi a primeira venda de ativos da companhia, que desde sua criação, em 2007, havia feito 23 aquisições.

O negócio envolve as marcas Assim, Sim, Gato, Fluss, Sanifleur e Mat Inset – mas não a marca Assolan, que continua sendo negociada pela Hypermarcas, conforme fontes do mercado. Flora e também companhias rivais, como Ceras Johnson, Química Amparo e Reckitt Benckiser, teriam interesse na marca, de acordo com a mesma fonte.

“O negócio de limpeza demanda muito esforço e investimento em marketing e as margens de ganho são bem menores que as de medicamentos e cosméticos”, disse um analista de mercado que preferiu não se identificar. Esse mesmo profissional avaliou que o preço pago pela Flora ficou em linha com as expectativas de mercado.

A Hypermarcas também planeja vender sua divisão de alimentos, que inclui a marca de molho de tomate Etti e uma fábrica em Araçatuba, no interior de São Paulo. Analistas estimam que essa venda e a da marca Assolan podem gerar mais cerca de R$ 200 milhões à empresa.

Em agosto, a Hypermarcas anunciou uma nova estrutura organizacional, com a divisão em duas unidades: farmacêutica e consumo, para promover o crescimento orgânico das áreas de negócio.

A Flora projeta um faturamento de R$ 1,2 bilhão para 2011. “A aquisição dessas marcas e ativos é um importante passo para nossa estratégia na divisão limpeza”, disse Eduardo Luz, presidente da empresa, em comunicado.

Fonte: jornal O Estado de SP, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.