A 13ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte 2007), que será realizada entre os dias 19 e 23 de junho, trará ao público várias novidades relacionadas ao universo produtivo da carne. Entre os destaques na programação deste ano, o I Curso Feicorte de Julgamento das Raças Zebuínas, marcado para os dias que antecedem o evento, dias 16, 17 e 18 de junho. O curso é direcionado aos profissionais da bovinocultura de corte e estudantes de ciências agrárias.
A 13ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte 2007), que será realizada entre os dias 19 e 23 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes (São Paulo/SP), trará ao público várias novidades relacionadas ao universo produtivo da carne. Entre os destaques na programação deste ano, o I Curso Feicorte de Julgamento das Raças Zebuínas, marcado para os dias que antecedem o evento, dias 16, 17 e 18 de junho, trará aos participantes o conhecimento utilizado nos julgamentos de animais das grandes feiras realizadas no País.
Reconhecido e oficializado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o curso é o primeiro do gênero realizado na capital paulista e será ministrado pelo técnico do Escritório Técnico Regional de São Paulo da ABCZ (ETR-SP), Daniel Pupin Costa, e pelos jurados efetivos da associação, escolhidos para a ExpoZebu 2007, Roberto Vilhena Vieira e William Koury Filho.
“Nosso objetivo vai além de formar jurados para pistas de julgamento. Queremos capacitar profissionais para interpretar e qualificar características morfológicas e reprodutivas para aplicação nas propriedades, contribuindo para o melhoramento genético do rebanho zebuíno brasileiro”, explica Roberto Vilhena Vieira, mestre em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP).
O curso contará com um dia de aula teórica (dia 16) e dois de avaliações práticas em pista de julgamento localizada dentro do pavilhão da Feicorte (dias 17 e 18). Nas aulas teóricas, temas como o histórico das raças zebuínas no Brasil, especificidades de cada raça, características desejáveis e não desejáveis a cada padrão racial, morfologia reprodutiva, serão abordados juntamente com os métodos, critérios e ética em julgamentos.
Durante as aulas práticas, os participantes poderão colocar em exercício o conhecimento adquirido em sala por meio de julgamentos simulados em animais de cinco raças – Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Guzerá e Tabapuã. Os alunos poderão ainda ter acesso, com acompanhamento dos especialistas, ao Epemuras – sistema de avaliação externa utilizada pela ABCZ, que criteriza e pontua numericamente regiões do animal pela estrutura, profundidade, musculatura, entre outros caracteres, para posterior comparação.
O curso, coordenado pelo Agrocentro Empreendimentos, Brasilcomz, ETR-SP e Progênie Genética e Consultoria, é direcionado aos profissionais da bovinocultura de corte e estudantes de ciências agrárias. Além de pasta e material, os alunos inscritos receberão certificados emitidos pela ABCZ.
Feicorte 2007 – Vitrine das raças bovinas de corte, a 13ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte 2007) reunirá, entre os dias 19 e 23 de junho de 2007, no Centro de Exposições Imigrantes (São Paulo/SP), a melhor genética do Brasil e os mais modernos equipamentos, produtos e serviços para produção de carne, além de promover um grande fórum de debates entre as maiores autoridades nacionais e internacionais do setor.
Promovida pelo Agrocentro, a Feicorte 2007 ocupará mais de 50 mil m² de área coberta e deverá receber mais de 30 mil visitantes relacionados ao setor do Brasil e exterior. A edição deste ano será 10% maior que a realizada em 2006, com aumento de 12,24% no total de leilões.
Programação
I Curso Feicorte de Julgamento das Raças Zebuínas
16/06 (sábado): aulas teóricas
– Exterior de Bovinos – Regiões do Corpo, Aprumos e Pelagens;
– Método e Critério de Julgamento;
– Programa de Melhoramento Genético;
– Avaliação de Carcaça.
17/06 (domingo): aulas práticas de julgamento e Epemuras com as raças Nelore e Guzerá.
18/06 (segunda-feira): aulas práticas de julgamento e Epemuras com as raças Nelore Mocho, Brahman e Tabapuã.