Análise Semanal – 20/04/2005
20 de abril de 2005
3º Simpósio Cotrisal da Carne Bovina – A comercialização
25 de abril de 2005

I Leilão Guzerá Ramenzoni Camapuã

O I Leilão Guzerá Ramenzoni Camapuã & Convidados ofertará no dia 06 de maio, em Camapuã (MS), 60 touros produtivos, criados a campo, 20 matrizes Guzerá PO selecionadas, 06 prenhezes de doadoras de excelentes qualidade genética, doses de sêmen de Apollo TE do DER e Gobbo IT, e outros 300 animais resultados de cruzamentos com a raça Guzerá, entre eles produtos Guzonel e Tri-Coss.

Dante Ramenzoni, proprietário do projeto Guzerá Ramenzoni, de Pirajuí (SP), promotor do evento, convidou para a venda de touros do I Leilão Guzerá Ramenzoni Camapuã os Irmãos Tonetto (Pirajuí/SP), Agropecuária Lucam (Ibaté/SP), Cláudio Garcia de Souza (Três Lagoas/MS), Haroldo de Sá Quartim Barbosa (Parapuã/SP) e Amílcar Farid Yamim (Porto Feliz/SP), Francisco Maia (Campo Grande/MS).

Para a venda de produtos de cruzamento, foram convidados Antônio Felício (Figueirão/MS), Alexandre Cabrera (Jauru/MS), Sílvio Melhado (Camapuã/MS), Irmãos Tonetto, Agropecuária Pamiro (Costa Rica/MS) e Agropecuária Lucam.

“Os touros Guzerá e os animais cruzados colocados à venda no leilão foram selecionados em importantes projetos pecuários do País e resultam de sólido investimento em melhoramento genético. Tudo para garantir aos compradores produtividade e retorno econômico. No Guzerá Ramenzoni, por exemplo, fazemos parcerias com a Universidade de São Paulo e com o Programa Nacional de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas, entre outras entidades”, explica Dante Ramenzoni, promotor do leilão.

Dante Ramenzoni explica que a raça Guzerá causa grande impacto econômico no cruzamento industrial, agregando rusticidade, habilidade materna, fertilidade e precocidade para a produção de carne. “Com a produção de animais Guzonel (Guzerá/Nelore), desmamamos bezerros 20% mais pesados que as raças zebuínas puras. Os machos alcançam média de 230 kg e as fêmeas, 210 kg”, diz.

O proprietário do Projeto Guzerá Ramenzoni informa ainda que no ano passado, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou, em parceria com algumas propriedades, inclusive a dele, abate técnico para avaliar o rendimento de novilhos nascidos do cruzamento entre vacas meio sangue Simental/Nelore e touros Guzerá. “O resultado foi excelente: os animais apresentaram peso médio de 17,5 arrobas; 55,35% de rendimento de carcaça e conformação entre boa e muito boa, segundo o sistema de avaliação vigente”, afirma Ramenzoni.

Fonte: Assessoria de imprensa da Guzerá Ramenzoni

Os comentários estão encerrados.