Considerando o status sanitário do Estado como área livre de febre aftosa com vacinação somado as suspeitas da enfermidade no país vizinho, o Paraguai, e visando garantir a sanidade do rebanho sul-mato-grossense, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), decide por antecipar a terceira etapa de vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino contra a doença em alguns municípios.
Conforme portaria que deve ser publicada hoje, a terceira e última fase da campanha, marcada para iniciar no próximo dia 1o de novembro, foi antecipado nos municípios de Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos e Sete Quedas, cidades localizados na faixa de fronteira com o Paraguai.
A ação, que deverá imunizar cerca de 400 mil animais, e que vai começar ainda hoje, mas sem previsão de conclusão, foi definida como preventiva pelo gerente de inspeção e defesa sanitária animal do Iagro, Osvaldo Pereira Dias. Segundo ele, na primeira tentativa de vacinação desses animais – que aconteceu no mês passado – somente 10% dos bovinos foram imunizados.
De acordo com Osvaldo Dias a antecipação da vacinação ficará a cargo dos pecuaristas que, nessa oportunidade, deverão arcar com todos os custos. Porém, ainda segundo Dias, as propriedades onde os animais forem imunizados a partir de agora, ficarão livres da obrigatoriedade de vacinação no mês de novembro.
Fonte: Equipe BeefPoint