Eurozebu começa hoje no Paraná
4 de outubro de 2004
EUA: McDonald’s considera identificação animal prioritária
6 de outubro de 2004

Iagro confirma foco de raiva no MS

Foi confirmado ontem, numa propriedade localizada a 18 km do município de Amambai, o primeiro foco de raiva bovina nesta região. Considerada como área livre da doença, e por isso sem vacinação obrigatória, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), já tomou as primeiras providencias e começou a vacinar todo o rebanho localizado no perifoco de onde o caso foi registrado.

Conforme o médico veterinário do escritório do Iagro naquele município, Carlos Piva, o foco foi confirmado após a morte de um animal há 20 dias atrás. “Após a confirmação do foco já vacinamos 1.000 animais na propriedade sendo que as 27 fazendas vizinhas também já começaram a imunização de seus rebanhos, algo em torno de sete mil bovinos”, explica.

Outras ações, como captura de morcegos hematófagos, também vêm sendo feitas. “Num primeiro momento foram apreendidos 50 morcegos. Desse total 10% foi encaminhado para diagnóstico, mas nenhum foi dado como contaminado pelo vírus”, comenta Piva ao suspeitar que os morcegos estão migrando da região de Concepcion no lado paraguaio.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Combate à Raiva Bovina do Iagro, Ademar Etiro Mori, por não ser considerada uma zona de risco as propriedades da região de Amambai nunca tiveram seus rebanhos vacinados. “Ai está o problema. Esses animais não possuem anticorpos para combater a raiva, por isso estamos vacinando todo o rebanho e daqui a 30 dias vamos fazer um reforço e vaciná-los novamente”, antecipa.

Fonte: Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.