A raiva bovina já matou 130 animais em quatro propriedades rurais da região da Pontinha do Cocho, em Camapuã/MS e também registrou casos no distrito de Itahum. A informação é da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que está alertando os produtores sobre o risco de ataque.
O coordenador da área de raiva bovina do Iagro, o médico-veterinário Ademar Etiro Mori, informou que o órgão já está reforçando a imunização dos animais nas propriedades, inclusive revacinando reses. Ele frisou ainda que esta semana estará enviando uma equipe que fará um levantamento detalhado do foco. Segundo ele, somente na região existem cerca de quatro mil animais.
De acordo com o Iagro, o motivo do aparecimento da doença está ligado ao fato de que os dois municípios normalmente não vacinam contra a raiva, pois não fazem parte das regiões onde a imunização tornou-se obrigatória desde o dia 1o de novembro. Este ano, segundo Mori, o órgão já registrou 400 casos de morte por raiva bovina, em 81 focos no Estado.
Fonte: Campo Grande News (por Paulo Nonato de Souza) e Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira), adaptado por Equipe BeefPoint