Portaria publicada ontem (16) no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul estabelece novas normas de funcionamento e comercialização para laticínios e frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE/MS). As empresas são obrigadas a informar ao escritório local da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), com antecedência mínima de 12h, sobre a realização de quaisquer trabalhos sob inspeção higiênico-sanitária permanente, mencionando a natureza e horário de início das atividades.
Portaria publicada ontem (16) no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul estabelece novas normas de funcionamento e comercialização para laticínios e frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE/MS). As empresas são obrigadas a informar ao escritório local da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), com antecedência mínima de 12h, sobre a realização de quaisquer trabalhos sob inspeção higiênico-sanitária permanente, mencionando a natureza e horário de início das atividades. Também fica proibida a entrada de animais nos estabelecimentos sem o prévio conhecimento SIE/MS.
A portaria determina o cumprimento das normas do Regulamento do SIE/MS sobre o descanso, jejum e dieta hídrica dos animais a serem abatidos, além da obrigatoriedade de apresentação dos documentos sanitários emitidos pela Iagro.
Outro procedimento estabelecido pela publicação é que os abates sejam iniciados a partir das 5h. As empresas frigoríficas e indústrias de laticínio registradas no SIE/MS ainda são obrigadas a entregar os produtos comestíveis de origem animal refrigerados nos padrões estipulados pela portaria.
Já a distribuição será feita em veículo com carrocerias providas de isolamento térmico e dotadas de unidade frigorífica. Nesses casos, as indústrias terão o prazo até 1º de novembro para se adequarem.
As informações são do MS Notícias.