Análise semanal – 19/05/04
19 de maio de 2004
Uso de polpa cítrica como fonte alternativa ao milho em confinamento de bovinos de corte
21 de maio de 2004

Iagro exige evolução da faixa etária de bovinos no MS

No último dia 13 de maio, quinta-feira, foi republicada no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul, a portaria no6244, que torna obrigatória a informação da evolução da faixa etária de bovinos e bubalinos pelo pecuarista à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro).

De acordo com o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária e Animal do Iagro, Oswaldo Pereira Dias, o objetivo da nova portaria é otimizar o sistema de defesa, além de facilitar a vida do pecuarista quando ele tiver que movimentar o rebanho. “Esta medida evita complicações no futuro”, garante o gerente de Inspeção.

Segundo Dias, a evolução dos animais era exigida pela Agência em novembro, mês que acontece a segunda etapa da campanha contra a aftosa. A nova portaria permitirá que o produtor realize a evolução em qualquer mês do ano, o que representa um maior controle sobre a propriedade durante os 12 meses.

O gerente de Inspeção informa também que agentes do Iagro seguem a campo para conferir as informações fornecidas ao Instituto. O pecuarista que não informar a evolução do animal é multado em R$ 10 reais por cabeça não declarada. “Mesmo assim, há produtores que não fazem a evolução dos animais”, finaliza.

Fonte: Juliano Fantazia, da Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.