A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), definiu que o trabalho de fiscalização a produtos e derivados de origem animal em geral começará na próxima terça, 1o de junho. A definição foi formulada após reunião e encaminhamento do ofício à Agência pelo promotor de Defesa do Consumidor, Amilton Plácido da Rosa.
Conforme o gestor de inspeção da Iagro, o fiscal agropecuário Antônio Carlos Freitas Ribeiro, “15 equipes, compostas por dois médicos veterinários e um auxiliar, estão se preparando para realizar o trabalho, um total de 45 pessoas, sendo que iremos autuar desde os pequenos até os grandes comerciantes”, comenta. Ainda segundo Ribeiro, a ação será feita em todo o comércio, abrangendo supermercados, conveniências, mercados, açougues, padarias, sorveterias, feiras, mercearias e laticínios.
O trabalho será realizado pelos fiscais da Iagro em parceria com Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Saúde Estadual, Decom (Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Contra as Relações de Consumo), Procom e Vigilância Sanitária Municipal. A proposta é coibir a venda irregular dos produtos e derivados de origem animal.
Ribeiro alerta a todos os comerciantes que trabalhem de acordo com a lei, caso contrário, serão punidos. “A fiscalização só tem dia para começar, dependendo dos resultados, a ação deve se estender por várias semanas. Todos os produtos irregulares serão apreendidos e destruídos por estarem impróprios para o consumo humano, sendo que os responsáveis devem ser autuados chegando a responder pelo ato no Ministério Público”, completa.
Fonte: Cristiane Sandim, da Assessoria de Imprensa da Iagro