Análise Semanal – 24/09/03
24 de setembro de 2003
RS entra em temporada de remates
26 de setembro de 2003

Iagro interdita mais 22 fazendas no MS

Mais 22 fazendas de Mato Grosso do Sul foram interditadas por suspeita de irregularidades na movimentação e quantidade de animais e que poderiam estar contrabandeando bovinos do Paraguai, onde o preço da arroba é 30% menor.

Somando às outras 79 interditadas desde o início do ano já são 101. A relação envolve propriedades dos municípios de Juti e Sete Quedas. A medida de tornar público o nome de propriedades interditadas para contagem física, segundo o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e secretário estadual de Produção, José Antônio Felício, é para alertar os compradores em relação à procedência dos animais das fazendas.

O objetivo é a prevenção contra o risco de contaminação por febre aftosa, doença confirmada em rebanhos do país vizinho.

Desde o dia 16 último o Iagro também adotou, como medida de proteção, a restrição do trânsito de gado em 18 municípios da região de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. A portaria também obriga o lacre de carga de animais para abate no local de procedência, tanto se forem oriundos da área de proteção como de fora dela. A entrada de animais na área de proteção só será permitida por oito áreas especificadas das BRs 382, 463, 163, 262, 163 e 060 e da MS-156.

Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.