SIC – um balanço de dois anos de atividades informando os consumidores de carne bovina
15 de setembro de 2003
MS: Iagro restringe trânsito de gado na fronteira
17 de setembro de 2003

Iagro interditou 79 fazendas no MS

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) publicou ontem (15) no Diário Oficial de MS a relação de 79 fazendas que foram interditadas por suspeita de irregularidades na movimentação de gado que podem remeter, inclusive, à chamada “lavagem de boi”, na qual animais do rebanho paraguaio estariam entrando no território brasileiro.

A medida de publicar os nomes de fazendas sob suspeita e seus proprietários, segundo o diretor-presidente do Iagro e secretário estadual de Produção, José Antônio Felício, é para tornar pública a situação e alertar os empresários rurais que estão mantendo relações comerciais de compra e venda de bovinos. “A interdição é uma rotina no Iagro, feita por portarias e memorando internos. Mas dado à gravidade que a situação representa queremos que o setor tenha conhecimento do que se passa”.

Além das propriedades interditadas foram divulgadas também relações das que já foram desinterditadas e das que tiveram suspensão ou cancelamento de Guias de Trânsito Animal (GTAs).

A principal preocupação é com a possível entrada de animais trazidos do Paraguai, onde o preço chega a ser 30% mais em conta. Como no país vizinho foi constatado foco de febre aftosa no ano passado e um neste ano a entrada de boi paraguaio está vetada.

Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.