Prevenindo-se para o pior, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do MS, encaminhou ao governo federal pedido para liberação de recursos suficientes para sacrificar até 20 mil bovinos infectados pela aftosa na região sul do estado.
Isto comprova que os técnicos estão realmente temendo que o mal não esteja restrito à Fazenda Vezozzo, onde 582 bovinos foram abatidos na terça e quarta-feira.
A gerente de defesa sanitária animal da Iagro, Glades Espíndola Rachel, confirma o pedido, mas preferiu omitir detalhes sobre o montante reivindicado à União, uma vez que ainda são aguardados resultados de amostras coletadas em Japorã e na própria Fazenda Vezozzo para saber se realmente há um novo tipo de vírus da aftosa atingindo os animais.
Segundo ela, os técnicos precisam levar em consideração todas as hipóteses e precaver-se.
Nova suspeita
Quatro sítios de Japorã, cidade vizinha de Eldorado, estão sob suspeita de serem novos focos de febre aftosa. A cidade está entre as cinco com as propriedades interditadas pelo Ministério da Agricultura desde segunda-feira.
De acordo com o secretário de Produção e Turismo de Mato Grosso do Sul, Dagoberto Nogueira, já houve coleta de material para exames nestes lugares.
Fonte: Correio do Estado/MS (por Néri Kaspary) e Folha de SP, adaptado por Equipe BeefPoint