A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) espera que 50% do rebanho de 22 milhões de bovinos estejam imunizados contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul até o final da primeira quinzena de novembro. Isto porque o prazo de validade da vacina de animais adultos já está vencido em grande parte das propriedades do Estado, o que impede a movimentação do rebanho e também o abate dos animais, explicou o diretor de Inspeção e Defesa Sanitária Animal, Osvaldo Pereira Dias.
Como no ano passado a vacinação foi antecipada, devido aos focos de aftosa no Paraguai, os animais com mais de 24 meses de idade, englobados somente na última fase da campanha e imunizados até 10 de outubro, já estão com o prazo de validade expirado.
Dias explicou que, mesmo depois de um ano da imunização, o produtor tem ainda o prazo de 30 dias para vacinar os animais, no caso de abate, e só após sete dias da vacinação pode movimentar o rebanho.
Até sexta-feira (07), haviam entrado no Estado oito milhões de doses antiaftosa para esta etapa da campanha. A vacinação começou a 1º de novembro e irá até o dia 30 no Planalto e 15 de dezembro na região do Pantanal.
Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint